sábado, 7 de outubro de 2017

Vida em missão


Outubro é tempo especial no calendário da Igreja Católica: é o mês dedicado às missões. Somos chamados a rezar por aqueles que, atendendo a um pedido de Jesus, deixaram tudo mais e se puseram a caminho para se dedicar aos fracos e desamparados. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15)
É dever nosso rezar pelas causas da Igreja. Lembro-me de que, no meu tempo de criança, minha mãe sempre reunia a família para rezar.  Mas, em alguns meses, ela o fazia com mais intensidade, com a reza do terço todos os dias: maio, louvando Maria e pedindo sua intercessão para as mazelas da vida; agosto, pelas vocações; e outubro, pedindo pelas missões. Saciando nossa curiosidade, mamãe nos contava exemplos de missionários que serviam a Deus e aos irmãos em terras distantes. Entre eles uma prima, Irmã Marlene, que estava em missão na África.
Tantos são os exemplos de homens e mulheres que se doam por uma causa maior! Aqui, tivemos a alegria de receber entre nós um autentico missionário, comprometido com as coisas de Deus: Padre Cristiano. Chegou causando admiração por causa de sua pouca idade. Aos poucos, porém, ele mostrou que estava preparado para levar adiante essa paróquia. Por quase sete anos, tivemos o privilégio de conviver com esse sacerdote que tanto acrescentou na vida de todos nós. Padre Cristiano está sempre presente: fala, pede, trabalha, acolhe, brinca. Em seu peculiar entusiasmo e com sua voz que nos acorda o ânimo, evangeliza, acaricia-nos a alma, mostra caminhos, faz-nos pensar. Em sua humildade, ele se agiganta. Com seu jeito simples, deixa-nos vislumbrar o quão rico se torna quando precisa ajudar alguém. Não escolhe pessoas, atende a todos com dedicação e alegria. Solidário, está sempre disponível para amainar a dor, serenar a alma e partilhar a alegria das pessoas. Sua presença tornou-se necessária para tanta gente!  É grande a lista dos que compõem esse coro: “Obrigados, Padre Cristiano!” É imprescindível mostrar-se agradecido nesse momento em que ele está indo para outras terras. Gratidão também ao Padre Roberto que, em 2017, esteve em missão em nossa paróquia.
Também somos chamados a participar da vida do irmão. Hoje sabemos que missionário não é só aquele que se desloca para evangelizar em outras terras. Cada um de nós é chamado a ser missionário no seu lugar: no trabalho, na paróquia, na comunidade, na rua e na própria casa. Jesus nos convida a plantar sementes de amor, de verdade, de justiça e fraternidade em todos os jardins a que tivermos acesso. Também em nosso jardim interior. Se formos os primeiros a cultivar a plantinha do amor e deixá-la florescer, outros nos seguirão.
Peçamos ao Espírito Santo o dom da sabedoria, para escolhermos as sementes certas e encontrarmos a melhor maneira de semeá-la no coração das pessoas. Peçamos também o dom da paciência, para não desanimarmos se a planta estiver demorando a florir. Assim podemos dizer que somos, também nós, missionários a serviço do Reino de Deus. Assim saberemos que fizemos nossa parte na seara do Senhor, mesmo que não tenha dado tempo de colhermos os frutos.
Luisa Garbazza

Publicação do Informativo Igreja Viva
Homenagem ao Padre Cristiano por seu carisma e seu entusiasmo com o sacerdócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário