terça-feira, 10 de outubro de 2017

Missionariedade


“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15)

     Com essas palavras, Jesus enviou os apóstolos para que anunciassem a boa nova do amor a cada pessoa que encontrassem pelo caminho. E ainda acrescentou: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Pela fé em Jesus e pela crença de que não estavam sozinhos, aumentava, dia a dia, o número dos que criam nele e anunciavam suas palavras, as mesmas que foram ditas a cada cristão, ao longo dos séculos, e que são ditas hoje a todos nós.
     Outubro chega até nós com a força da missionariedade. Somos todos convidados a rezar pelas missões e a assumirmos, também nós, nossa postura de discípulos do amor, da fé, da pertença a Deus. Em setembro de 2017, em uma caravana organizada pelo Padre Antônio, saímos, rumo a Manhumirim, para conhecermos, mais de perto, a história de um missionário muito especial: Padre Júlio Maria De Lombaerde. Chegamos ao berço da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora no sábado, dia 9 de setembro, em plena festa do Centenário do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Manhumirim.
     Alojados no Seminário Apostólico, tivemos oportunidade de conhecer um pouco da cidade, visitar a fazenda da congregação, fazer uma parada em Vargem Grande e rezar um pouco na Igreja de Santo Antônio, erguida no local onde Padre Júlio Maria rezou sua última missa, e ainda fazer a caminhada até o lugar onde Padre Júlio Maria perdeu a vida, em um acidente, naquela fatídica noite de Natal. Hoje o local está todo preparado para receber os devotos. A cruz, no alto do morro, nos lembra de que, em nossa caminhada de fé, tudo o que fazemos e somos é por causa de Cristo que o fazemos.
     Manhumirim se transforma durante a festa do Senhor Bom Jesus. A cidade inteira respira religiosidade. No Santuário do Senhor Bom Jesus, missa de duas em duas horas. À noite, missa solene, na praça em frente ao seminário, devidamente preparada para receber os fiéis, que enchem a praça para louvar, rezar e engrandecer o nome de Jesus e do Servo de Deus Padre Júlio Maria. Participamos todos da missa na noite do dia 9 de setembro. Foram momentos de muita fé e de muitas graças, vividos com emoção e alegria.
     Na manhã do dia 10, fomos conhecer um pouco mais da história desse grande missionário. No suntuoso santuário, construído pelo próprio Padre Júlio, o local onde estão seus restos mortais. No interior do seminário, o museu, ainda em fase de organização, que guarda as marcas de uma história marcada pela fé, pela alegria em servir, pela entrega total às coisas de Deus, pela vida de sacrifício e amor ao próximo.
     Padre Júlio Maria, sacerdote belga, vindo de tão longe, nos deixou um grande exemplo de como ser um autêntico discípulo do Mestre Jesus. Cada pedacinho de sua história que conhecemos leva-nos a crer o quão merecedor ele é de ser beatificado e proclamado santo. Ainda temos muito a aprender desse homem que acreditou ser possível uma vida mais humana, em que todos tivessem a oportunidade de estudar e conviver de forma mais harmônica. Ele doou todo o seu tempo em prol dos mais necessitados, formando pessoas, acudindo os que o procuravam.
     Hoje somos convidados a sermos, também nós, missionários do reino de Deus. Sabemos que não precisamos ir muito longe para anunciar o nome de Jesus. Podemos cumprir a missão que Jesus destinou a cada um de nós, onde quer que estejamos. Como nos diz o Papa Francisco, “Cada cristão é missionário na medida em que testemunha o amor de Deus. Sede missionários da ternura de Deus!” 

Luisa Garbazza
Publicação do Jornal Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho
Outubro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário