sábado, 10 de junho de 2017

Igreja em movimento

A igreja católica divide, ao longo do ano, de forma sistemática e significativa, as festas religiosas que vêm alimentar nossa fé. É uma caminhada bem irregular: às vezes, precisamos dar passos largos, outras vezes vamos mais devagar. São os momentos das festas religiosas e os períodos do tempo comum. No primeiro semestre do ano, para quem participa mais de perto, a caminhada é contínua, uma festa se sobrepondo a outra. Nem dá tempo para respirar. Vivemos o tempo do Natal, daí a pouco vem a Quaresma, que culmina com a Semana Santa, depois o tempo da Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi... Sem falar das festas específicas de cada diocese, cada paróquia.
Na Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, as festas que vieram somar aos tempos litúrgicos, no mês de maio, foi a devoção a Nossa Senhora. Primeiro tivemos a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida – dia primeiro – depois, dia 13,  celebramos Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. E, no finalzinho do mês, a festa foi em honra à nossa padroeira, Nossa Senhora do Bom Despacho. Com o tema – Maria, sinal de esperança para o povo de Deus peregrino –, homenageamos aquela que intercede por nós desde os primórdios de nossa história.
Durante o tríduo em honra à padroeira, rezamos pela catequese, por nossos jovens, pelas pastorais e movimentos, por nossas comunidades, pela paróquia, por nossos sacerdotes, por Bom Despacho e pelo Brasil. Somos parte de uma mesma nação, por isso precisamos estar em sintonia, rezar uns pelos outros, fazer o possível para ter uma convivência agradável, deixando reinar o amor e a alegria de sermos filhos e filhas de Deus. E não só durante o tríduo, essa é uma atitude que devemos levar para a vida toda: ver no outro a presença de Jesus e, assim, ver o bem em cada pessoa que cruzar nosso caminho.
Nessa caminhada da Igreja, é gratificante sentir a disponibilidade das pessoas para as ações realizadas nos bastidores. Quem apenas assiste às celebrações, às vezes, nem se dá conta da trabalheira que dá. É muita gente envolvida, dias, semanas, até meses antes, para organizar as festas religiosas. Na festa da padroeira, muitos deram a sua colaboração: catequese, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Terço dos homens, Equipe de Liturgia, as comunidades e nossos sacerdotes – Padre Márcio, Padre Antônio e Padre Rogério. Todos com um só propósito: engrandecer o nome de Deus através da devoção a Maria Santíssima.
Agora, preparando para celebrar Corpus Christi, vamos, mais uma vez, nos unir para preparar os caminhos por onde Jesus vai passar. O trabalho prévio – recolher e preparar o material que será usado para confeccionar os tapetes no entorno da praça – já começou há muito tempo. Todas as comunidades são convidadas para tomar parte dessa festa, ajudando a montar os tapetes e participando da celebração. Os trabalhos começam às seis horas da manhã – quando chegamos à praça para isolar a área necessária para os trabalhos – segue por toda a manhã e vai até às doze, treze horas. O cansaço às vezes toma conta, mas é muito gratificante, pois a causa é nobre.

Por todos esses momentos que movem a Igreja, nós damos graças a Deus. É recompensador ver tantos irmãos nossos em Cristo se doando pela causa do reino, pelo amor a Deus, pela evangelização. Tomara aumente, a cada dia, o número dos que se unem e se colocam a serviço para que, como Igreja, aproximemo-nos cada vez mais do ideal cristão deixado por Jesus: o ideal da igualdade, do amor, da solidariedade, da justiça e da união. E quando estivermos a serviço da Igreja, que esses ideais sejam nossa bandeira, pois, conforme o próprio Jesus nos disse, se estivermos reunidos em seu nome, Ele estará no meio de nós.
Luisa Garbazza
Jornal Paróquia N. Sra. do Bom Despacho
Junho de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário