sábado, 8 de novembro de 2014

Jesus – companheiro de caminhada



“O Senhor esteja convosco!”
“Ele está no meio de nós!”
Essa invocação é realizada três vezes durante a Celebração Eucarística. Um diálogo entre o celebrante e os fiéis.  Estamos, dessa forma, afirmando constantemente nossa crença na presença real de Cristo em nosso meio. Mas, às vezes, essas palavras são repetidas mecanicamente e não tomamos consciência da verdadeira dimensão daquilo que proferimos. Precisamos refletir sobre o significado dessas palavras para dizê-las com mais propriedade.
O povo de Deus se reúne em torno do altar, para a celebração, em nome de Jesus. Após os ritos iniciais e as leituras proclamadas pelos leigos, o padre diz pela primeira vez: “O Senhor esteja convosco!”, despertando a atenção dos presentes, que respondem: “Ele está no meio de nós!”. Nesse momento, a Igreja toda se prepara para ouvir o próprio Jesus, na pessoa do sacerdote. Jesus está presente no meio de nós e nos fala através do texto bíblico. Em oração, acompanhando a homilia, reconhecemos a mensagem a nós dirigida.
Depois do ofertório, a invocação é repetida para que, vigilantes, participemos do momento mais sublime da Santa Missa: a Consagração. É agora que Cristo se faz presente substancialmente e doa seu corpo e sangue repetindo o que fez na última ceia: “Tomai, comei; isto é o meu corpo.” (Mt 26,26) “Bebei dele todos; porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.” (Mt 26,27-28) Na hóstia consagrada está Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Somos então convidados a receber esse alimento que nos purifica. Ao comungarmos, transformamo-nos em sacrários vivos e Jesus agora já não está apenas no meio de nós, mas também em nós.
No término da Missa, antes da bênção final, ouvimos pela terceira vez o padre dizer que o Senhor está conosco, pronto para nos abençoar. Acreditamos de verdade que Ele está no meio de nós e irá nos acompanhar por onde formos. Depois desse tempo de espiritualidade, com a alma renovada, estamos prontos para viver, a semana inteira, repletos da graça de Deus. A vida lá fora deve ser uma continuação do que vivemos durante a celebração; e a companhia de Jesus, uma constante.
Essas palavras, simples e verdadeiras, repetidas com insistência durante a Missa, precisam ecoar igualmente em nosso dia a dia. A vida se torna mais leve e o jugo suave quando estamos convictos de que podemos confiar em Jesus. Ele é a presença certa nos momentos de dor e também nos de alegria. Nas ocasiões de calmaria, em que tudo parece estar bem, e naquelas em que o vento sopra com intensidade e desmorona tudo. O Mestre nos acompanha nos dias pacíficos e continua ao nosso lado quando os ânimos se exaltam e as mentes tornam-se confusas. Sua presença é certa quando vemos nascer uma nova vida e mais forte ainda nas situações em que nos sentimos desolados, com o coração dilacerado pela perda de alguém muito querido. Nos dias de sol, Ele participa conosco da nossa alegria; também não se esconde, nem se afasta, nos dias sombrios de chuva. Continua firme ao nosso lado protegendo-nos das avarias provocadas pela tempestade.
Assim sendo, não nos esqueçamos de que nunca estamos sozinhos. Foi Jesus mesmo quem disse aos apóstolos e diz a nós também: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt 28,20)Todos os nossos caminhos, passo a passo, são trilhados na companhia do Filho de Deus.  Assim, não O deixemos esquecido nos dias de glória, pois, com toda a certeza, Ele não soltará nossa mão quando o fardo for pesado demais.
Luisa Garbazza

Publicação do Jornal Paróquia N. S. do Bom Despacho
Novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário