segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vida plena aos idosos

 “Eu vim para que todos tenham vida”, disse Jesus. E ainda completou que todos deverão ter vida plena. Buscando significados para essas palavras, precisamos entender essa plenitude da vida começando na concepção, ainda no ventre materno – todos têm o direito de nascer; nos primeiros anos da vida, quando são necessários muitos cuidados; na juventude – tempo das descobertas, tantas e necessárias para a construção da personalidade; na idade adulta e também na velhice.
            A pessoa idosa passou por muitas experiências, boas e difíceis, e tem muito a nos ensinar. Quando olhamos para alguém de idade mais avançada, sem reservas, percebemos a paz que ela nos transmite. Hoje, por exemplo, vi um velhinho entrando na Igreja. Estava sendo conduzido em uma cadeira de rodas, possivelmente por um filho, que demonstrava paciência e zelo. Era magro, estava vestido com simplicidade, porém com elegância, tinha o cabelo muito branco, cuidadosamente penteado e apresentava uma expressão tão serena e feliz, que me fez sorrir por dentro, tamanha a ternura sentida. Pelas aparências, percebi que aquele homem tinha vida plena, apesar das limitações da idade.
Essa cena trouxe-me à mente a imagem de minha mãe. Também está velhinha e não consegue mais andar. Com a saúde debilitada, passa quase todo o tempo em sua cama. A despeito disso, conserva seu bom humor, sua vaidade e bom gosto. Seu rosto continua bonito. Os cabelos, lindos, não embranqueceram, tingiram-se de prata. Um tom tão lindo e brilhante que salta aos olhos. Possui um semblante tão puro, sempre calmo, com uma serenidade envolvente que aquece a alma. Não se exalta, nem se desespera. Deposita toda sua confiança em Deus. Confiante também porque está sempre bem cuidada, em especial por sua devotada filha caçula.
Assim deveria ser com todos os idosos. Por tudo que viveram, aprenderam, ensinaram, pelos filhos que criaram, por aqueles que ajudaram a superar obstáculos, pelo amor que espalharam e pela crença em Deus, merecem ser amados, respeitados, bem cuidados. É só se aproximar de alguém com mais idade e perceber que tem muito a ensinar daquilo que viveu ou do que aprendeu com seus antepassados. E sentem necessidade disso: conversar com alguém, contar as experiências de vida, mostrar que estão vivos.
Por merecerem o respeito da família e da sociedade é que os idosos ganharam uma homenagem: um dia no calendário. Dia primeiro de outubro é dedicado àqueles que já deram sua contribuição para melhorar o mundo em que vivem e precisam ser valorizados por isso.
Nesse dia comemora-se também o Dia de Santa Teresinha do menino Jesus. Portanto, é a ela que pedimos intercessão por nossos pais, mães, avós, tios, que já não podem mais viver independentes como gostariam e precisam de cuidados e atenção especiais. Tomara todos tenhamos a consciência de que eles são filhos amados de Deus e merecem todo nosso apoio, nosso amor, carinho e afeto.

Luisa Garbazza

Publicada no Informativo Igreja Viva - outubro de 2013
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário