sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Maria – mãe e missionária

A primeira imagem de Maria que a Bíblia nos apresenta a é de uma mocinha meiga, frágil, inexperiente, mas, ao mesmo tempo, decidida e cheia de fé. Ao ser visitada pelo anjo Gabriel, não titubeou e respondeu com firmeza: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Desde então, Maria foi se firmando como a mãe de Deus, a esposa de José, a amiga, a companheira de caminhada, a primeira cristã, uma autêntica missionária.
A primeira missão de Maria foi a visita a sua prima Isabel. Morando longe, com idade avançada e grávida, Isabel estava precisando de ajuda. Prontamente, a jovem de Nazaré se pôs a caminho para servir e, acima de tudo, para levar a boa nova que, antes de ser dita, foi sentida por aquela senhora que também participou da história da redenção, pois trazia no ventre João Batista, o precursor, aquele que anunciou a chegada do messias e preparou-lhe os caminhos. Percebemos a amplitude da graça de Deus nessas duas mulheres refletindo nas palavras ditas no instante da saudação: “Ave, cheia de graças, o Senhor é contigo!”; “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu salvador.”
De volta a casa, Maria enfrentou a difícil missão de ser esposa de José e mãe de Jesus. José, que pensou em abandoná-la por causa da gravidez, foi visitado em sonho, acreditou em Deus e aceitou Maria. Mas a missão de gerar e criar o filho de Deus não foi tão simples. Enfrentaram muitos percalços, começando pelo nascimento de Jesus, em Belém, em uma manjedoura, sem recursos nem apoio; a viagem forçada para o Egito, fugindo da tirania de Herodes; o desespero durante a procura pelo filho e o reencontro no templo; as palavras do velho Simeão a Maria: “Uma espada transpassará a tua alma.”; e as palavras de Jesus no templo: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” No entanto, Maria guardava todas as palavras e acontecimentos em seu coração e seguia firme com fé e confiança em Deus.
Durante a vida adulta de Jesus, Maria de Nazaré continuou acompanhando seus passos. Sua missão mais dolorosa foi a de assistir ao martírio do filho – prisão, flagelo, condenação, a caminhada desumana sob o peso da cruz, a crucifixão e morte. Nessa época, já não tinha a companhia de José. Enfrentou sozinha todas aquelas dores que dilaceravam seu coração de mãe. Não há nada que machuque mais o coração materno que o sofrimento do filho. E ela suportava em silêncio entregando toda a agonia nas mãos do Pai. Como aquela dor tão profunda sentida no instante em que seus olhos encontraram os de Jesus na subida para o calvário; a responsabilidade ao ser nomeada “mãe da humanidade”; o momento doído em que recebeu nos braços o corpo de seu filho já sem vida.
Depois de ter passado pela experiência da dor e se alegrado e glorificado a Deus pela ressurreição de Cristo, Maria continuou, mais firme que antes, sua missão de propagar o acontecido, acompanhar os apóstolos na tarefa de anunciar o que o Mestre ensinou e arrebanhar as pessoas convertendo-as ao cristianismo. Apesar das dificuldades e das ameaças que sofreram, renovavam cada dia a fé que os impulsionava a dar continuidade aos ensinamentos de Jesus. Foi persistente dando seu testemunho de missionária, de cristã legítima, até ser assunta ao céu.
Mas o ministério de Maria não se encerrou ali. Prosseguiu pelos séculos afora e continua até hoje. Revivemos a missionariedade da mãe de Deus e nossa mãe em cada título que ela recebeu na história da Igreja para interceder por nós atendendo nossas necessidades; em cada ave-maria que rezamos suplicando sua presença de mãe e desejando a proteção de seu manto sagrado; em cada graça recebida. É ela que nos conduz pelas mãos e nos ajuda a continuar no caminho da fé dando seguimento à missão de apregoar o Evangelho. É através dela que encontramos força para suportar os sofrimentos inevitáveis da vida. É ela que vai nos acompanhar em todos os momentos da vida e na hora da morte. E será ela, com certeza, que nos abrirá as portas do céu.

Luisa Garbazza

Publicação do Jornal "Paróquia"
Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho
Outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário