sábado, 14 de setembro de 2013

Palavra da Salvação

      "Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!" (Salmo 119,105)
      A palavra de Deus é luz para todos os momentos de nossa vida, especialmente aqueles em que precisamos nos orientar pela verdade. Essa verdade é a nós transmitida por meio da Bíblia: conjunto de 73 livros sagrados, que nos revelam a história do povo de Deus e a participação de Jesus na história da salvação.
      Esse livro, tão importante para nós cristãos, escrito primeiramente nos idiomas Hebraico, Aramaico e Grego, está dividido em duas partes: Antigo Testamento – livros escritos desde o século XV a.C. até o nascimento de Cristo, contendo a Lei de Deus dada a Moisés e a história do povo de Deus rumo à Terra Prometida; Novo Testamento – livros escritos após o nascimento do Messias até o final do século I d.C. – apresentando a vida de Jesus, suas obras, seus ensinamentos e a criação da Igreja pelo próprio Jesus Cristo: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; tudo o que ligares na terra será ligado nos céus..." ( Mt 16, 18-19)
      Algum tempo depois, entre fins do século IV e início do século V, a Bíblia foi traduzida para o latim clássico por São Jerônimo – doutor da Igreja – a pedido do Papa Dâmaso. O latim era a língua oficial e o Papa queria uma tradução fiel, que o povo pudesse compreender. E assim se fez. Mas, depois do Concílio de Trento (1545-1563) o povo católico ficou um longo tempo sem ter acesso à Bíblia. Foi o Concílio Vaticano II (1962-1965) que a devolveu ao povo, através da Constituição Dogmática “Dei Verbum”.
      Hoje, dois mil anos depois de ter sua escrita concluída, essa palavra continua viva entre nós. Ela é uma grande “Carta de amor” à Humanidade e revela-nos o projeto de Deus para o mundo. Nós, católicos, que acreditamos na ressurreição de Jesus e na sua promessa de ficar conosco até o fim dos tempos, sabemos que a Bíblia nos traz a mensagem de um Deus que é amor e nos transmite os preceitos necessários para alcançarmos uma vida santa vivendo em comunhão com Deus e com os irmãos. Como nos diz São Paulo: "Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança." (Rm 15,4).
      As Sagradas Escrituras não só contam a história do povo de Deus, mas também denuncia as injustiças, as situações desumanas que deixam muitos à margem da sociedade sendo explorados, excluídos e vivendo em extrema pobreza. Através delas reconhecemos que Deus nos ama, que caminha conosco e está sempre ao nosso lado para nos dar força e coragem. Nelas encontramos textos que nos ajudam a fortalecer nossa fé ajudando-nos nos momentos de dificuldades. Em suas páginas, a exemplo de Jesus Cristo, somos chamados a viver na fé e a lutar por um mundo mais irmão, mais solidário e fraterno.
      Nesta era pós-moderna em que vivemos, muitos já não têm o devido respeito pelas coisas divinas e criam outras alternativas de vida, colocando o homem – e o dinheiro – como centro das atenções, mas a palavra de Deus continua “viva e eficaz” e muitos são os que a seguem com fidelidade buscando inspiração para viver e realizar o projeto de Deus.
      Entendamos, então, que, fora da Igreja, a Bíblia é apenas mais um livro de literatura. Só quem acredita nas palavras inspiradas por Deus valoriza o que ali está escrito. Assim sendo, a Igreja escolheu o mês de setembro para homenagear e ressaltar a importância desse Livro Sagrado. Dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo e o “Dia da Bíblia”, que é celebrado liturgicamente no último domingo desse mês.
      Em 2013, a Igreja nos propõe a leitura do Evangelho de São Lucas durante o mês da Bíblia, que tem como tema: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas”. E o lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido.” (Lc 15). São Lucas nos coloca a necessidade de sermos discípulos missionários e a importância de confiarmos no Espírito Santo aceitando-O como nossa força e nosso entendimento. É Ele que revela a presença de Deus e sempre nos ilumina em nossa missão de construir um mundo melhor. 
      “A Bíblia é a palavra de Deus / Semeada no meio do povo / Que cresceu, cresceu e nos transformou / Ensinando-nos viver num mundo novo.”
Luisa Garbazza
Publicação original - Informativo Igreja Viva
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário