domingo, 8 de junho de 2014

Homem e mulher nos planos de Deus



Deus, o criador de todas as coisas, concedeu à sua criação mais perfeita – o homem e a mulher – a graça de usufruir de toda a riqueza presente na natureza e dominar as outras criaturas. Entretanto, não foram criados para viverem de “qualquer jeito”. Pelo contrário, precisavam ser obedientes. O homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus e são, por isso, chamados à vida divina, isto é, viver conforme os planos do Criador.
Deus criou o homem e a mulher, para juntos formarem uma família e nela viverem o amor comunhão. Em família, marido e esposa devem viver a vocação que receberam e cumprir os juramentos de amor e fidelidade prestados na presença do Onipotente. Em família, também, devem receber, de coração aberto, os filhos que o Criador lhes conceder e educá-los na fé. Os valores recebidos em família vão nortear os filhos na vida adulta. Devem, portanto, serem transmitidos com carinho, responsabilidade e muito empenho.
Desde o início, a família deve dar seus passos procurando a presença de Deus na igreja, templo sagrado, lugar propício para abastecer-se espiritualmente. Só assim, homem e mulher terão forças para seguir retamente o caminho da fé. E assim também com os filhos: ensiná-los a rezar; acompanhá-los à igreja, fazê-los reconhecer a Deus como nosso Pai; encaminhá-los para que possam receber os sacramentos de iniciação cristã.
Segundo os planos do Todo-Poderoso, homem e mulher são também chamados a ser uns para os outros. Alargar os horizontes da vida em família e partir para a vida em comunidade. Sair um pouco do comodismo e participar de atividades em comum. Viver em comunhão com Deus e com os irmãos. Ele não deu às suas amadas criaturas um Espírito de timidez, mas de fortaleza, para vencer o medo e lutar contra as desigualdades que separam os semelhantes e destroem a paz nas nações.
Durante a história da humanidade, em que o homem, muitas vezes, afastou-se dos planos de igualdade, fraternidade e liberdade, Deus foi chamando homens e mulheres para ajudá-lo nesse plano de salvação. São os profetas, as mulheres de fé, Maria e o próprio Jesus, o Salvador.
Hoje, somos todos chamados a lutar por uma sociedade mais justa e fraterna. Deus nos chama a participar desse projeto de amor. É Ele quem nos dá, através do Espírito Santo, o dom da fortaleza, para que possamos participar dos planos de restauração da humanidade. Ele nos chama, homens e mulheres, à nossa vocação original: vocação à vida plena, fraterna, divina.
Luisa Garbazza

Publicação do Informativo Igreja Viva
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário