sexta-feira, 15 de junho de 2018

Bom de ver


Hoje ganhei um pequeno par de asas. Vesti-me e deixei-as me levar. Vou voar até onde elas me levarem. Falar de amor, espalhar meus sonhos, fazer com que a poesia da vida alcance outras pessoas.
O dia mal começara quando saí, levada pelas mãos de uma amiga. A leveza do voo fez-me sentir nas nuvens. E feliz.  Na alegria do caminho, nem sei ao certo quanto voamos. Sei apenas que aterrissamos em um lugar encantado, cheio de graça, cor e poesia.
Em instantes, fui percebendo que estava no mundo mágico da literatura: havia livros, desenhos, montagens de cenas, enfeites; havia projetos inteiros representados em cenas e palavras; havia murais coloridos, agradáveis aos olhos; e ali, naquele mundo paralelo de tantas belezas, encontrei “A menina que queria ser vento”, bem nas alturas, com suas asas imaginárias. Em mais alguns instantes, vindas de todos os lados, havia crianças, muitas crianças. Os pequenos iam e vinham, seguindo seus orientadores, segurando a blusinha uns dos outros, em uma ciranda confusamente organizada.
 Acompanhei aqueles passos. Os olhos brilhantes procuravam este ou aquele enfeite mais bonito, paravam, queriam ver de perto e tocar. O burburinho das vozes encheu o salão. Voz de criança é diferente, tem ritmo e cadência, tem musicalidade, tem harmonia. E acompanhei aquilo tudo com alegria e uma pontinha de saudosa lembrança: tempos em que eu fazia parte daquele universo.
Mais uns passos e quedou-se o balé dos pequeninos. Acomodados em cadeiras, foram convidados a participar da atração principal: o lançamento de um novo caminho a ser trilhado. Acompanhei-os com simplicidade, como se criança fosse. A festa foi animada. Ali saudamos a Pátria, brincamos, cantamos, assistimos a uma bela historinha, ouvimos. Falou a Secretária da Educação, falou o Prefeito, falou a coordenadora do projeto. Era a materialização do sonho literário: o Projeto Bom de Lê, das escolas municipais, lançando o concurso de desenho para 2018. A partir dali, vão ter muito trabalho, de leitura, escrita e desenho. Precisam caminhar bastante, sonhar, voar cada vez mais alto, até a chegada de outra festa, naquele mesmo lugar.
Então fui levada pelas mãos e apresentada aos pequenos. E aos grandes também. Fui convidada a participar desse projeto tão envolvente. Vi-me ali, frente a todos aqueles rostinhos que me olhavam curiosamente, e o coração se agigantou. Comecei a falar de sonhos, de histórias, de vida e poesia; falar do mundo mágico da leitura que nos faz ganhar asas e voar, cada vez mais longe, em busca de nossos ideais. É a ciranda das palavras, que nos leva pelas mãos, em uma dança alegre, viva, cheia de cores e formas, e nos eleva, cada vez mais alto, impulsiona nossas ideias, faz-nos donos do nosso destino...
Hoje, quando acordei, bem cedinho, ganhei um pequeno par de asas. Entreguei-me ao momento e aceitei voar. Achei que fosse apenas sonho. Agora, já de volta, trazida pelas mesmas asas, conduzida pela mesma amiga, sei que foi um sonho real. Tomara possa ser concretizado plenamente e que as asas me levem, mais uma vez, quando for o momento certo.
Luisa Garbazza

15 de junho de 2018

Lançamento do Projeto “Bom de Lê”,
das escolas municipais de Bom Despacho. 




 






Nenhum comentário:

Postar um comentário