segunda-feira, 11 de junho de 2018

Cuidados com o que é nosso



No princípio, Deus criou o céu, a terra e tudo o que neles contém; criou o homem à sua imagem e semelhança. E Deus contemplou a sua obra e viu que tudo era bom. Deu, então, ao homem toda essa imensidão, para que cuidasse e dela tirasse o seu sustento.
Todos nós, cristãos, conhecemos essa passagem bíblica presente no Livro de Gênesis. Deus criou esse mundo com todas as suas maravilhas e deu-o de presente à sua melhor criatura: o homem. E a ordem foi dada: “Enchei a terra e submetei-a”.
Assim, em todos esses anos, o homem tira da terra o seu sustento e, consequentemente, é responsável por preservá-la da devastação. No entanto, movido pelo desejo de sempre ter mais e de maneira mais fácil, o homem tem causado danos à natureza, alguns irreversíveis. Hoje estamos colhendo os frutos provindos dessa maneira imprópria de explorar os bens naturais; entre eles a falta de água, que já bate à nossa porta.
A Igreja Católica, sempre preocupada com as questões sociais e com a natureza, já propôs várias vezes, através da Campanha da Fraternidade, temas sobre o cuidado com a casa comum para serem discutidos e possam servir de ponto de partida na luta pela preservação da natureza.
Dentro desse plano da Igreja, a Diocese de Luz está sempre propondo ações de alerta e de atitudes concretas para a prevenção dos desgastes ecológicos. Um aspecto que merece atos constantes é o cuidado com a água, por ser berço da nascente de um importante manancial: o Rio São Francisco. Em 16 de setembro de 2018, a diocese sediará, dentro das ações que marcam seu centenário, a celebração final da 21ª Romaria das Águas de Minas Gerais, que acontecerá em Lagoa da Prata. Em preparação para esse evento, as paróquias foram convocadas a fazer a “Pré-Romaria”, uma movimentação para conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter com o ambiente em que vivemos e a preservação da água, bem indispensável à nossa sobrevivência. 
A Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, conforme combinado na reunião do Conselho Forâneo, realizará um concurso de redação e desenho sobre o dever que todos temos de cuidar da nossa água. Todos os alunos das escolas situadas aqui na paróquia serão convidados a participar dessa corrente ecológica. O encerramento desse movimento – com entrega de prêmios – será realizado na Praça da Matriz, no dia catorze de julho, às nove horas da manhã.
Se você é aluno, participe desse momento de conscientização e proponha atitudes para salvarmos nossos mananciais. Se você é pai ou mãe, incentive seu filho a participar. Seja um agente transformador da dura realidade em que vivemos, para que não se repita a escassez de água pela qual passamos em 2017.
Todos nós somos responsáveis pelo cuidado devido ao planeta que recebemos de presente das mãos do bom Deus. Precisamos estar sempre atentos aos atos de economia: fazer uso da água sem desperdício. Façamos nossa parte, por pequenina que seja, para vivermos em um lugar livre de poluição, com água pura e em quantidade suficiente para atender às necessidades de todo o povo de Deus.
Que a Romaria das Águas seja mais que um simples movimento: seja um ato de fé, coragem e gratidão e que leve a tomadas de consciência e atitudes concretas em prol do direito à vida e da necessidade da água para que vivamos plenamente.
Luisa Garbazza
Publicado no Jornal "Paróquia N. Sra. do Bom Despacho
Junho de 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário