sábado, 2 de junho de 2018

Maria, nossa padroeira


Nossa Senhora do Bom Despacho, também conhecida como “Senhora do Sol”, é um dos milhares títulos atribuídos a Maria. As primeiras devoções a Maria com esse título começaram a surgir no século XVII, em Portugal, na cidade de Cervães. Depois a devoção alcançou outras cidades e foi se espalhando. Aqui chegou trazida pelos portugueses que ajudaram a povoar esta região, primeiramente chamada de “Freguesia de Nossa Senhora do Bom Despacho do Picão”. Aí começa a nossa devoção.
         Nós, bom-despachenses, temos o privilégio de morar nesta cidade nascida sob o manto de Nossa Senhora. Sim, temos como padroeira Maria, com o título de Nossa Senhora do Bom Despacho. Esse título, às vezes mal interpretado, ou não entendido, é, talvez, um dos mais significativos. Quando foi instituído, era Nossa Senhora do Bom Despacho das Almas, aquela que intercedia para que as almas fossem despachadas para o céu após a morte. Hoje, apenas Nossa Senhora do Bom Despacho, nossa intercessora durante a vida e também quando partimos para a eternidade. Por isso é tão importante invocarmos Maria com esse título. Com seu olhar de Mãe, ela despacha em favor dos seus filhos e filhas, e assim os livra do mal, do pecado, de tudo o que pode afastá-los de Deus.
A eficácia protetora de nossa padroeira é muito forte, embora seja pouco requisitada. Ou pouco divulgada. Uma devota fervorosa foi minha mãe, dona Maria Garbazza, “filha de Maria”, que alimentou, por toda a vida, um amor profundo pela Mãe de Deus. Lembro-me de suas palavras, contando as ocasiões em que a ela recorreu. Por mais de uma vez, mamãe saiu da Santa Casa, ou de algum consultório médico, com um filho e um diagnóstico desfavorável. Aturdida pelas palavras negativas e sem esperança do médico, sem saber o que pensar ou o que fazer, ia refugiar-se na Matriz, prostrar-se diante do Santíssimo Sacramento, pedir a graça a Deus através da intercessão de Nossa Senhora do Bom Despacho. A resposta vinha nas palavras do médico, enquanto analisava os exames, na próxima consulta: “Não tenho explicação.” Ou “A senhora é uma mulher de muita fé.” Ela sabia que Nossa Senhora havia analisado seus pedidos e despachado favoravelmente.
         Para exaltar e bem celebrar Nossa Senhora do Bom Despacho, não havia, durante todos esses anos, uma data específica. Mais de uma vez, houve mudanças nesse sentido. Nos últimos anos, no entanto, foi escolhido o dia 31 de maio, que agora foi oficialmente instituído como o “Dia da Padroeira”, que o é não apenas de nossa paróquia, mas de toda a cidade de Bom Despacho. Temos então um dia dedicado especialmente a ela, que espera de nós, seus devotos, o carinho de filhos que somos. Assim, precisamos cultivar e divulgar a devoção a Nossa Senhora do Bom Despacho, nossa mãe, nossa padroeira, nossa intercessora e, principalmente, aquela que há de despachar nossos pedidos a seu filho Jesus, para que os leve a Deus. E que, um dia, há de fazer nosso último despacho, com o carinho de Mãe, devolvendo-nos aos braços do Pai.
Nossa Senhora do Bom Despacho, rogai por nós.
Luisa Garbazza
Maio de 2018
Jornal "Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário