terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Feliz aniversário, minha mãe!

Hoje amanheci assim: com um ar de nostalgia invadindo meu dia.
Sinto um aperto no peito, uma pontinha de tristeza.
Tenho um anseio desmedido de pronunciar: – Mãe! – e ouvir uma resposta.
Mas a voz morre, antes mesmo de sair,
sufocada pela realidade que me priva este movimento.
Já não tenho a grata alegria de pronunciar esse nome.
Mas ele está gravado em mim, misturado, aglutinado, incorporado. Eternamente.
Mãe,
a senhora se foi sem ao menos se despedir.
Em nosso último encontro, nossa última conversa – na UTI de um hospital – foi a Ave-Maria que rezamos juntas.
E eu lhe disse que Maria estava na cabeceira de sua cama.
Esperava vê-la outra vez. Outras vezes. Mas não me foi possível.
Um dia você estava ao meu lado; no outro, havia partido.
Já são quase três anos de ausência.
Queria mais tempo.
Tempo para abraçá-la um pouco mais;
para dizer-lhe que a amo mais que tudo.
Tempo para sentar-me ao seu lado e ouvir suas histórias,
seus ensinamentos, suas palavras bonitas;
para ver seu sorriso, seu rosto sereno, seus cabelos prateados.
Tempo para contar-lhe meus planos e incluí-la em cada um deles.
Dizem que o tempo é o melhor remédio.
Não conseguiu, no entanto, amainar a saudade que eu sinto da senhora.
O tempo passa... passa...
E seu semblante continua fazendo parte de minha vida.
Passam os dias...
Em nenhum deles vejo diminuir as lembranças que trago comigo.
Hoje elas vieram mais fortes.
Lembro-me de todos os anos em que comemorei este dia:
das flores que colhia nos campos para lhe ofertar;
dos cartões e cartinhas de amor que escrevia para lhe entregar;
dos presentes, dos abraços e dos beijos;
do olhar amoroso e terno que recebia de volta, falando de gratidão.
Sentia-me transbordar de amor e alegria.
Não me faltava nada: sentia-me plenamente feliz.
Hoje é o seu aniversário.
Sim, com o verbo no presente. Para mim, será sempre o seu aniversário, pois, enquanto Deus me conceder o dom da vida, a senhora viverá comigo e em mim.
Obrigada por todos os momentos inesquecíveis – alegres ou tristes – que vivi a seu lado. Sei que agora está junto de Deus e os momentos tristes ficaram para trás.
Isso me dá forças para seguir em frente, enfrentar a vida com dignidade, como a senhora me ensinou, e dizer-lhe, num misto de alegria, tristeza e saudade:
– Feliz aniversário, minha mãe!
Luisa Garbazza

21 de fevereiro de 2017

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Expansão da fé

O ser humano, a mais complexa obra das mãos divinas, foi criado para viver em plenitude, conforme nos lembra o próprio Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Justamente por sua complexidade, para viver plenamente o ser humano precisa estar em constante estado de evolução e cuidar de seu próprio desenvolvimento em todas as áreas: física, moral, intelectual, emocional e, principalmente, espiritual.
O crescimento espiritual do ser humano se dá através da fé em Deus. A fé, quase sempre herdada dos pais, é tal qual uma sementinha seca e pequena. Cabe a cada um lançá-la na terra, fazê-la florescer e multiplicar. Para isso estamos aqui na terra. Para isso fomos agraciados com o dom da vida. É uma missão nem sempre fácil. Às vezes nos deparamos com situações adversas que podem cercear nossa fé: a caminhada, nem sempre suave, do dia a dia, o enfrentamento das dificuldades, o desânimo provocado pela aridez dos dias difíceis, os obstáculos que teimam em intimidar nossos passos. Todas essas situações devem, no entanto, servir de estímulos para uma maior aproximação de Deus e, consequentemente, nosso crescimento espiritual.
Na caminhada da Igreja, muitas são as oportunidades que temos para alimentar nossa fé. Cada um, de acordo com os dons que Deus lhes concedeu, é chamado a propagar essa fé fazendo com que ela se multiplique e cresça no coração de outras pessoas. Uma das formas dessa expansão é a devoção aos santos. Através do exemplo de vida de tantos e tantas que alcançaram a glória dos altares, louvamos a Deus, Criador nosso.
No mês de janeiro, pude acompanhar a abertura da festa de São Sebastião, na Vila Gontijo. – São Sebastião, vivendo em tempos de perseguição dos cristãos, deixou-nos o testemunho de fé; visitando os encarcerados, confortando-os e ajudando os que foram atingidos pela pobreza, deu-nos o exemplo da caridade; por se deixar ser dominado pelo Espírito Santo, deu-nos o exemplo de coragem e fortaleza de ânimo. – O povo, em procissão, cantava e refletia sobre a vida, o sofrimento, a obstinação de São Sebastião em prol do Cristianismo. Ao mesmo tempo, louvava a Deus pela glória do padroeiro e pedia proteção para toda a comunidade cristã, em especial para a Comunidade São Sebastião e para os visitantes. A caminhada seguia animada e recebia novos fiéis à medida que se aproximava da igreja.
Ao chegar à igreja, os devotos foram entrando e se acomodando, à espera da celebração. Por último, entrou o celebrante, Fráter Matheus, e os festeiros: uns com bandeiras, outros na equipe litúrgica e alguns sustentando nas mãos uma capelinha com a imagem de São Sebastião. Estes se conservaram de pé, frente ao altar. Após as orações iniciais, as capelinhas foram levadas a outro altar, na lateral do templo, onde estava uma bonita imagem do santo. Ali foram depositadas, cuidadosamente, e permaneceriam durante toda a novena. No encerramento da festa, elas seriam levadas pelos festeiros do próximo ano.
Essas capelinhas, que também fazem parte da festa do padroeiro de outras comunidades, são exemplos concretos de expansão da fé. Levadas de família em família, podem servir de impulso para muitos que ainda teimam em deixar adormecida a chama da fé que todos recebemos no batismo.

Tomara possamos acompanhar a caminhada do povo de Deus em nossas comunidades e, através da fé e do modelo de vida dos padroeiros, abrir o coração para que nele penetre o Espírito Santo e aumente a nossa própria fé. Assim poderemos nos aproximar cada vez mais de Deus e deixar que Ele envolva nossa vida por inteiro para sermos, também nós, semeadores da fé.
Luisa Garbazza
Jornal Paróquia N. Sra. do Bom Despacho
Fevereiro de 2017

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Presença de Maria

Neste mundo globalizado e cada vez mais laico, falar de religião é complicado e, ao mesmo tempo, muito necessário. Quem acredita em Deus tem a obrigação de demonstrar sua fé. Nós católicos, como as pessoas de outras religiões cristãs, temos a alegria de seguir Jesus Cristo. O que nos diferencia das outras Igrejas, no entanto, é o carinho que temos pela Santa Mãe de Deus – Maria Santíssima –, aquela que acreditamos ser também nossa mãe. Ela é nossa intercessora, a medianeira de todas as graças. É a ela que recorremos nos momentos de dificuldades. Ela sempre ouve nossa súplica e leva nossos pedidos ao seu filho Jesus.
Maria, a Mãe de Jesus, a cheia de graça, é invocada, no mundo todo, sob mais de dois mil títulos. Em 2017, estaremos celebrando Maria especialmente sob o título de Nossa Senhora Aparecida – pelos 300 anos da aparição de sua imagem original, nas águas do Rio Paraíba, na cidade de Aparecida, em São Paulo. Por isso, 2017 foi decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “O Ano Nacional Mariano”. Além disso, estaremos celebrando também Nossa Senhora de Fátima – pelos 100 anos de sua aparição em Portugal.
Neste Ano Mariano, o Brasil todo estará em sintonia, rezando e pedindo as indulgências plenárias concedidas pelo Papa. Mas aqui, na Diocese de Luz, essa festa terá um peso maior, pois será vivida dentro das celebrações do Centenário da Diocese. Já em fevereiro, no dia dois, houve uma peregrinação diocesana no Santuário Nacional de Aparecida. O clero e fiéis, unidos em oração, participando de uma missa presidida por Dom Aristeu, às 9 horas. De lá, trouxeram uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida que fará peregrinação em toda a diocese, em cada paróquia.
A peregrinação teve início no dia três de fevereiro, na cidade de Capitólio, na Paróquia São Sebastião. Em Bom Despacho, teremos a visita da Mãe Aparecida nos meses de abril e maio. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário terá a honra de receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida no dia 30 de abril. Aqui ela ficará até o dia 2 de maio. Será um período de oração, de comunhão, de celebração. Teremos a oportunidade de nos aproximarmos de nossa padroeira e de nos sentir bem perto dela.
O encerramento da peregrinação será em Campos Altos, Santuário de Nossa Senhora Aparecida, dia 11 de junho. Nesse dia acontecerá a Confraternização Diocesana das Comunidades.
É doce sentir a presença de Maria no meio de nós. É com ternura que a chamamos de Mãe, sabendo que podemos confiar em seu amor. Aproveitemos esse ano Mariano para confiarmos ainda mais em Maria e suplicarmos sua intercessão em favor de nós mesmos, de nossas famílias, de nossas comunidades, de nossa paróquia e de toda a nossa diocese. Peçamos por todos os sacerdotes – em especial pelo Padre Cristiano e o Padre Roberto –, por nosso bispo Dom Aristeu, pelo Papa Francisco. Peçamos também por todos os que mais precisam de misericórdia, os excluídos e marginalizados.
 Supliquemos, todos juntos:
Ó Mãe Aparecida, "vossos olhos misericordiosos a nós volvei" e levai a seu filho Jesus nossas necessidades. Amém.

Luisa Garbazza
Fevereiro de 2016

Publicação do Informativo Igreja Viva
Paróquia N. Sra. do Rosário

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Minhas trovas

Luisa Garbazza
17-05-2019
Sexta-feira iluminada,
minh'alma a meu Deus bendiz;
chuva fresca abençoada
faz meu dia mais feliz. (LG) 🙏🌹🙏🌹😘 Bom dia!
16-05-2019


Começar um novo dia
com amor no coração;
ver da vida a alegria
e de Deus a perfeição.

Por um fim de semana de paz. 💞 Cansada de tanta tirania.
E se houver algum traço de tirania em nós, que Deus nos ajude a eliminá-lo. 🙏🙏🙏
Bom dia! 🌹😘

Luisa Garbazza
Pela vida agradecer,
iniciando a semana.
Por amor a Deus viver
com tudo que d'Ele emana.


Luisa Garbazza está com Rafael Garbazza.


19 h
Amor assim tão sincero,
faz a alma transbordar.
Ver feliz é o que mais quero
quem pra sempre irei amar.
                                           28 de outubro - aniversário do Rafael


Luisa Garbazza
28 de outubro às 07:41
Neste dia de eleição,
num clima às vezes hostil,
fica aqui minha oração:
que Deus proteja o Brasil.


Luisa Garbazza
Segue a vida com lisura
e nos dá tantas lições.
Seja sol ou noite escura,
haja amor nos corações.


Luisa Garbazza
Para o dia que começa,
que seja de muito amor;
que nenhum fato me impeça
de amar Nosso Senhor. 


Luisa Garbazza está com Arlete Garbazza.


Tem um anjo aqui em casa,
que chegou bem de mansinho;
abandonou sua asa,
espalhou luz e carinho.

💞😘 Davi 😘💞

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Luisa Garbazza, criança, shorts e atividades ao ar livre
Luisa Garbazza

Nas perdas de cada dia,
ou nos ganhos vividos,
buscar em Deus harmonia,
pra vida fazer sentido.
💞 😘 🌷



A cada passo que eu der,
seja certo ou indeciso,
venha sempre o que vier,
de vós, meu Deus, eu preciso.


Luisa Garbazza
Vem do céu a luz primeira
anunciar mais um dia.
Que venha desta maneira:
com paz, amor e empatia.   😘 🌷



Luisa Garbazza
🌹😘🌷


Luisa Garbazza
  😘


Luisa Garbazza

4 de outubro de 2018
😘🌷 Bom dia, amizade! 💖





🌹


Luisa Garbazza
01 de outubro de 2018

Incrível essa magia
em forma de uma algazarra:
outubro, primeiro dia,
traz o canto da cigarra. 








Para o frio da estação:
uma blusa, um cobertor;
para a paz no coração,
alegria e muito amor. 


Luisa Garbazza
15 de setembro de 2018

Na pura essência da vida,
pelo reflexo da alma:
em Deus a força na lida,
a fé, oásis que acalma.


Luisa Garbazza
As cores verde e amarelo
representam, bem me lembro,
o que o Brasil tem de belo,
celebrado em setembro. (LG)

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Luisa Garbazza
6 de setembro de 2018
A noite tem seu encanto
Mas logo nos traz o dia.
Tristeza encontre seu canto!
Hoje só quero alegria. 




Luisa Garbazza
22 min
No limiar deste dia,
quando a tarde vem chegando,
vejo que mais vale a vida,
se amor e paz vou plantando.


Luisa Garbazza
Ao declinar desta tarde,
vendo o céu escurecer,
o coração, sem alarde,
quer a Deus agradecer.


Luisa Garbazza
Nossa Senhora Auxiliadora,
queremos ouvir sua voz;
seja dos filhos protetora,
venha cuidar de todos nós. 



Luisa Garbazza
A prece de gratidão,
risos, flores e alegria;
muito amor no coração,
e assim começar o dia.
Luisa Garbazza
Quando vejo a bondade,
no olhar do meu irmão,
sobe, com sinceridade,
a Deus minha gratidão. 


Luisa Garbazza
Olhar o sol que desponta,
sorrir com amor e alegria;
deixar que a paz tome conta
e assim começar o dia. (LG)


Luisa Garbazza
Para o dia ser feliz
e a alma ficar em paz:
ser do amor o aprendiz
e perdoar ser capaz. LG 💗 🌷😘 Feliz dia!!!


Luisa Garbazza

     Para nós que realizamos
nosso trabalho com amor,
forte intercessão invocamos,
de São José trabalhador.




Luisa Garbazza
29 de abril
Ó lua, de estranha magia,
paradoxo das emoções:
Como pode, sendo tão fria,
aqueer tantos corações?
  
A imagem pode conter: céu, noite, nuvem e atividades ao ar livre
Luisa Garbazza

Em cada verso que faço,
de alegria ou dor sentida,
em outros eus me desfaço,
por ser uma só a vida. 💐🍂(LG) Boa quarta-feira.


Luisa Garbazza




Agradecer pela vida,
aqui, ali, onde for.
Que seja sempre vivida
com a graça de um beija-flor.








Luisa Garbazza
21/03/2018
Folhas caem com leveza,
nas tardes de leve brisa,
tal qual a delicadeza
na alma da poetisa. (LG) 🌷


Luisa Garbazza
1 h
Na manhã que se adianta,
cheia de brilho e de luz,
a alma agradece e canta
sob as bênçãos de Jesus.
🌷😊 Feliz dia!


Luisa Garbazza
Um dia feliz e abençoado para todos.
Especialmente para nós, mulheres.
😘🌷😊💐


Luisa Garbazza
Por aqui, lua faceira,
com seu brilho e esplendor,
chega, a sua maneira,
para apregoar o amor. 😘🌷💞😊

CurtirMostrar mais reações
Comentar


Luisa Garbazza
Buscando um mundo de paz,
qual árvore quero ser:
dos viventes se compraz
e a todos quer acolher.


Luisa Garbazza
A paz que ora sinto em mim,
e me faz viver feliz,
é a paz de Cristo, sim,
da qual sou sempre aprendiz. 


Luisa Garbazza
Desta luz o esplendor,
que anuncia mais um dia,
traz-nos pedidos de amor
de Jesus e de Maria. 


Luisa Garbazza
Em cada gesto vivido,
nesse momento tão terno,
trago de volta o sentido
das juras de amor eterno.




Luisa Garbazza
O som da chuva lá fora
é melodia que acalma,
é vida boa que aflora
alegria e paz na alma.




Luisa Garbazza
Quando à noite a chuva vem,
trazendo paz e harmonia,
em nosso dia também
deixa um rastro de alegria. 


Luisa Garbazza
Esta vida é tão faceira,
às vezes muito sofrida.
Brincar é a melhor maneira
desta vida ser vivida.


Luisa Garbazza
Luisa Garbazza
A Quaresma vem nos propor
um tempo de conversão:
conviver com mais amor,
serenar o coração. (LG)


Luisa Garbazza 
13 de fevereiro às 17:41
Tal qual a planta que cresce
deixando em terra a raiz,
assim também acontece
ao do amor o aprendiz:
se tal planta não floresce,
faz-se frágil e infeliz;
se a raiz à terra desce,
há de ser forte e feliz.
Na graça de Deus pensar
com a alma agradecida
é no Pai acreditar,
sentir a graça da vida. (LG)


Luisa Garbazza
Viver feliz este dia,
com amor e emoção;
na alma muita alegria
e Jesus no coração. (LG)



Luisa Garbazza
Quando a calma nos abraça,
e a alma fica feliz,
Ó Pai, nós vos damos graças!
o coração sempre diz.


Luisa Garbazza
9 de fevereiro de 2018
🌷😘😊




Luisa Garbazza
Ao abrir minha janela,
logo no início do dia,
a natureza tão bela
me sorri com alegria.
🌷😊😘


Luisa Garbazza
Ó morte, que, assim tão forte,
desmorona corações,
deixe sempre algum suporte
que suavize emoções
e mostre que Deus é o norte:
cura dores e aflições. 


Luisa Garbazza
Belezas de minha rua III 
Olhando as belezas que a rua enfeitam,
e se mostram nas casas entreabertas,
percebo que tantos laços se estreitam
na hora de dor das almas inquietas.



Luisa Garbazza
Belezas da minha rua II.
Quando meu olhar se encanta
com mimos da natureza
a alma sorri e canta:
alegria, com certeza!



Luisa Garbazza
Cedinho abrir a janela
e a brisa deixar entrar;
presença de Deus sentir
ao céu cinza contemplar.

Luisa Garbazza
23 h

Enquanto a garoa desce,
deixando leve o ar,
elevo a Deus uma prece:
Vinde nos abençoar!





 🌷😊
Sentir do ar o frescor,
buscar as delicadezas
e contemplar com amor
da minha rua as belezas.



Luisa Garbazza
8 h
Na aquarela da natureza,
uma pintura exemplar:
o nascer do sol, com certeza,
é um espetáculo sem par. (LG)







Seja feliz o seu dia
neste ano que começa.
Deixe florir a alegria:
Que nenhum mal a impeça.


Luisa Garbazza
Contemplar essa grandeza
da obra da Criação,
é sentir toda a beleza
na palma da minha mão.

 🌷 😘 



Da flor essa efêmera beleza,
que tão somente à noite fulgura,
mostra-nos que a vida, com certeza, 
como um leve sopro se afigura.


  



Bom dia!

Ver Jesus - tão pequenino -
vindo para nos salvar,
é sentir no Deus Menino
a esperança renovar..




Luisa Garbazza
21 de outubro de 2017 - 23 h

😙🏵️☀️🌷

Buscar, no início do dia,
forças pra viver e amar;
é minha filosofia
um novo mundo buscar.

Luisa Garbazza
No início deste dia
venho a Deus oferecer
seja a dor ou alegria
que hoje eu vá viver.

Luisa Garbazza


Luisa Garbazza
6/10/2017

  
Vendo a graça recebida,
das mãos do seu Criador,
a Mãe Terra, agradecida,
se abre em forma de flor.





Luisa Garbazza

Ô chuvinha benfazeja,
que veio a terra molhar,
entre nós bem-vinda seja,
vida nova faz brotar.


27 de maio de 2017 - 8h13





23 de maio de 2017 - 9h40


Cada segundo da vida
azul ou cinza se torna,
se tristeza ou alegria

de dentro d’alma entorna.


22 de maio de 2017 - 13h


Para o dia do abraço,
ocupando seus espaços
representado em laços,

versos e rimas eu faço.


19 de maio de 2017 - 8h10


Mesmo com essa tristeza,
vivendo problemas mil,
podemos ter a certeza,
Deus não esquece o Brasil.

(Sobre o caos que assola o país)


16 de maio de 2017 - 16h22



Vê as abelhas que tocam
o interior dessa flor?
não pense que a maltratam,
pois o fazem com amor.



18 de abril de 2017 - 8h30

Por trás das nuvens escuras
que rondam nossa existência,
há um rio de águas puras
fecundando nossa essência.


21 de março de 2017 - 8h37

Do outono a manhã tão fria
convida à felicidade.
Natureza em harmonia
exala simplicidade.


1º de março de 2017 às 16h


Da translúcida vidraça,
que a água da chuva apara,
um olhar fixo repara
a água que a terra abraça.



03 de fevereiro às 7:40


Ô Chuvinha benfazeja,
que desce e encharca o chão:
muito bem-vinda aqui seja,
na terra e no coração.


31 de janeiro às 07:52

O horizonte beijando,
do sol o raio primeiro.
Mais um dia despontando:
o último de janeiro.


28 de janeiro às 08:02 ·

Tenhamos todos um bom dia,
com paz, amor e alegria.
De nosso Deus a companhia,
e com os irmãos a harmonia.


27 de janeiro às 07:36 ·

Assim que a brisa da manhã chegar
trazendo frescor e paz para a alma,
deixa a suavidade no olhar
e um ar leve e puro que a mente acalma.


13 de janeiro às 07:40 ·

Acompanhar o milagre da vida
no nascimento de uma criança,
é ser da graça de Deus guarnecida
e sentir renovada a esperança.

12 de janeiro às 22:03 ·

Ouço, lá fora, da chuva o barulho,
na janela, cristalinas gotinhas,
em profundos pensamentos mergulho,
a perceber da vida as entrelinhas.


10 de janeiro às 08:20 ·

Sorver da flor o perfume
da vida a essência buscar:
a flor, a beleza efêmera assume,
a vida, o Criador há de encontrar.


22 de dezembro de 2016 ·

Do sol vem luz e calor,
da alma vem uma prece:
prece de quem agradece
a Deus nosso Criador.

Luisa Garbazza
Direto do Facebook