domingo, 5 de fevereiro de 2017

Presença de Maria

Neste mundo globalizado e cada vez mais laico, falar de religião é complicado e, ao mesmo tempo, muito necessário. Quem acredita em Deus tem a obrigação de demonstrar sua fé. Nós católicos, como as pessoas de outras religiões cristãs, temos a alegria de seguir Jesus Cristo. O que nos diferencia das outras Igrejas, no entanto, é o carinho que temos pela Santa Mãe de Deus – Maria Santíssima –, aquela que acreditamos ser também nossa mãe. Ela é nossa intercessora, a medianeira de todas as graças. É a ela que recorremos nos momentos de dificuldades. Ela sempre ouve nossa súplica e leva nossos pedidos ao seu filho Jesus.
Maria, a Mãe de Jesus, a cheia de graça, é invocada, no mundo todo, sob mais de dois mil títulos. Em 2017, estaremos celebrando Maria especialmente sob o título de Nossa Senhora Aparecida – pelos 300 anos da aparição de sua imagem original, nas águas do Rio Paraíba, na cidade de Aparecida, em São Paulo. Por isso, 2017 foi decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “O Ano Nacional Mariano”. Além disso, estaremos celebrando também Nossa Senhora de Fátima – pelos 100 anos de sua aparição em Portugal.
Neste Ano Mariano, o Brasil todo estará em sintonia, rezando e pedindo as indulgências plenárias concedidas pelo Papa. Mas aqui, na Diocese de Luz, essa festa terá um peso maior, pois será vivida dentro das celebrações do Centenário da Diocese. Já em fevereiro, no dia dois, houve uma peregrinação diocesana no Santuário Nacional de Aparecida. O clero e fiéis, unidos em oração, participando de uma missa presidida por Dom Aristeu, às 9 horas. De lá, trouxeram uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida que fará peregrinação em toda a diocese, em cada paróquia.
A peregrinação teve início no dia três de fevereiro, na cidade de Capitólio, na Paróquia São Sebastião. Em Bom Despacho, teremos a visita da Mãe Aparecida nos meses de abril e maio. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário terá a honra de receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida no dia 30 de abril. Aqui ela ficará até o dia 2 de maio. Será um período de oração, de comunhão, de celebração. Teremos a oportunidade de nos aproximarmos de nossa padroeira e de nos sentir bem perto dela.
O encerramento da peregrinação será em Campos Altos, Santuário de Nossa Senhora Aparecida, dia 11 de junho. Nesse dia acontecerá a Confraternização Diocesana das Comunidades.
É doce sentir a presença de Maria no meio de nós. É com ternura que a chamamos de Mãe, sabendo que podemos confiar em seu amor. Aproveitemos esse ano Mariano para confiarmos ainda mais em Maria e suplicarmos sua intercessão em favor de nós mesmos, de nossas famílias, de nossas comunidades, de nossa paróquia e de toda a nossa diocese. Peçamos por todos os sacerdotes – em especial pelo Padre Cristiano e o Padre Roberto –, por nosso bispo Dom Aristeu, pelo Papa Francisco. Peçamos também por todos os que mais precisam de misericórdia, os excluídos e marginalizados.
 Supliquemos, todos juntos:
Ó Mãe Aparecida, "vossos olhos misericordiosos a nós volvei" e levai a seu filho Jesus nossas necessidades. Amém.

Luisa Garbazza
Fevereiro de 2016

Publicação do Informativo Igreja Viva
Paróquia N. Sra. do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário