segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Setembro – mês de bênçãos


Estamos em um mês muito especial. Como diz o poeta: “Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos, quero ver brotar o perdão onde a gente plantou.” E é assim mesmo. Setembro chega com uma nova roupagem, novos ares, novas esperanças. Há algo diferente no ar. A terra se prepara, à espera da chuva, e, apesar da seca que aflige a natureza,  os primeiros brotos começam a surgir. É o inverno se despedindo para que a vida se abra em primavera.
Esse ar diferente também toma conta de nossa vida espiritual. É tempo de repensar a vida religiosa, reavivar em nossa mente os ensinamentos de Jesus e os princípios que norteiam nossa fé. É o mês em que enaltecemos a Palavra de Deus, presente no Livro Sagrado. A Bíblia, para nós cristãos, é o livro onde encontramos a lei que deve dirigir nossos passos, nossas atitudes, nossos pensamentos e palavras. Acreditamos serem palavras inspiradas por Deus para nos orientar no dia a dia, em nossa vida de comunidade. E podemos confiar em tudo que ali está, pois sua lei maior é o amor. Se nosso objetivo for o amor, faremos apenas aquilo que irá contribuir para o nosso próprio bem, para o bem daqueles que nos rodeiam e, consequentemente, para o bem da humanidade.
Em cada ano, a Igreja nos propõe um livro da Bíblia para reflexão. Em 2017, somos convidados a meditar através da “Carta de São Paulo aos Tessalonicenses”. Uma carta linda, que nos apresenta o trabalho árduo e incessante dos apóstolos para anunciar o Evangelho. Eram muitas as dificuldades encontradas pelo caminho! Maior ainda, eram a coragem e a fé daqueles homens, que, em momento algum, duvidaram das palavras de Jesus. Por onde passavam, ensinavam a vida em harmonia, uns ajudando aos outros, levando socorro nos momentos de dificuldades, dividindo as alegrias e cultivando a esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
A nós, através das palavras de São Paulo, Jesus pede a mesma coisa: levar a palavra de Deus para nossa vida, praticar a caridade, viver uma vida de oração, guardar-nos de toda espécie de mal, fazer tudo para a nossa santificação e não cessar, em momento algum, de dar graças a Deus por todos os benefícios que Ele nos concede a cada dia de nossa vida.
Portanto, apropriando-nos das bênçãos de setembro, aproveitemos a magia da natureza e a presença de Deus, tão fortes neste mês, para abrirmos nosso coração. Tenhamos coragem para vasculhar as gavetas da nossa existência e retirar aquilo que não serve ao modelo de vida cristã. Busquemos força para retirar os velhos galhos, preparar a terra do nosso coração, aguardar a primavera e nos alegrar quando os primeiros brotos surgirem e as primeiras flores enfeitarem nosso viver.
Assim, cheios da graça de Deus, quando o “sol de primavera” entrar em nossas janelas, podemos nos regozijar com as palavras de São Paulo, no final da Carta aos Tessalonicenses, naquela época, e a nós hoje: "O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!" Amém.

Luisa Garbazza

Publicação do Informativo Igreja Viva
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Setembro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário