quinta-feira, 11 de maio de 2017

Mãe e mães

Nós, católicos, crente que somos da certeza de que Maria Santíssima é a Mãe de Deus, aceitamos o convite de Jesus, quando disse “Eis aí tua mãe”, e a amamos como tal. Tamanha é nossa devoção pela mãe de Deus, que seu nome se espalhou e se multiplicou em tantos títulos, que fica difícil sabê-los todos.
Nós, católicos de Bom Despacho, estamos vivendo a graça de receber a visita da Mãe de todos nós com o título de Nossa Senhora Aparecida. Cada paróquia se prepara, da melhor forma, para receber a imagem peregrina. É a Mãe visitando seus filhos, trazendo sua presença tão amada, confortando o coração de cada um de nós.
Olhando a passagem da imagem, vejo as pessoas querendo se aproximar, tocar o manto de Nossa Senhora, olhá-la bem de pertinho. É emocionante ver a acolhida, tanto da imagem quanto das pessoas, e o entrelaçamento entre as paróquias – a que leva a imagem e a que a recebe – em uma demonstração nítida de solidariedade, de amizade, de união entre os cristãos. Talvez seja esse o modelo de comunidade desejado por Jesus. Talvez seja isso o que o Papa Francisco vive dizendo em suas andanças pelo mundo: que formemos uma Igreja única, pautada pela convivência harmoniosa, pela alegria, vivendo em torno de um só ideal: bendizer o nome de Jesus. E a Mãe Aparecida tem esse poder. Quando é ela que convida, muitos são os que aceitam o convite e vêm rezar, fazer uma visita, pedir, agradecer tantas bênçãos recebidas.
 Observando um pouco melhor, vejo que a maioria dos que ali estão, estendendo os braços em direção à pequenina imagem, são mães. Mães que, com certeza, estão ali para pedir pelos filhos. São olhares piedosos, mãos estendidas, lágrimas que umedecem as faces e revelam sofrimento e aflição, mas também amor e gratidão.
Por isso, vendo tantas mulheres se desfazendo em lágrimas, quero pedir, de modo especial, pelos filhos. Se o filho está bem, a mãe está bem. Se o filho está em dificuldades, nada acalma a alma da mãe.  Assim, Mãe Aparecida, em nome de todas as mães, peço por nossos filhos: pelos filhos pequenos, para que sejam protegidos na estrada da vida; pelos filhos grandes, para que não se desviem dos caminhos de seu filho Jesus; pelos filhos doentes, para que encontrem alento e esperança nos seus olhos maternais; pelos filhos saudáveis, para que não se tornem egoístas e lembrem-se de ajudar a quem necessita; pelos filhos estudantes, para que levem o estudo a sério, preparando-se para uma profissão; pelos filhos trabalhadores, para que tenham paz e serenidade para bem cumprir sua tarefa no dia a dia; pelos filhos distantes, para que não se esqueçam daquela que lhes deu a vida e se entregou para criá-los; pelos filhos que estão perto, para que não se impacientem ante as dificuldades de convivência com a mãe; enfim por todos os filhos e filhas.
Também aproveitando essa visita e o mês de maio, quero pedir à Mãe de todos que abençoe as mães aqui na terra. Essa bênção venha acompanhada de cuidado, de amor, de graças derramadas. Que o Dia das Mães seja um momento de alegria, de presença, de abraço, de carinho e amor, de plenitude.
Tomara todas as mães possam ser amparadas por essa Mãe zelosa. Que aprendam da Mãe Maria, o modelo de suavidade, de obediência a Deus, de entrega total, de respeito, de dedicação, e de amor incondicional. 

Luisa Garbazza
Maio de 2017
Publicação do Informativo Igreja Viva 
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário