terça-feira, 5 de novembro de 2013

“Quero ser mais santo.”

Participar da celebração eucarística é, para nós católicos, motivo de muita alegria com um significado profundo de crença na presença real de Jesus na Sagrada Comunhão. Só o fato de estar ali, na presença do sacerdote e em comunhão com Deus e os irmãos, já faz desse um momento especial, mas há dias em que certos acontecimentos nos brindam com a beleza de sua essência. Foi o que aconteceu comigo em um domingo, na celebração das nove horas na Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho.
Como estava ajudando na celebração, foi fácil perceber a presença de um jovem, desconhecido para mim, que estava auxiliando na equipe de canto. A camisa que ele trajava chamou minha atenção. Um azul claro, muito bonito, com escritas brancas não identificáveis por causa da distância. Quando ele se aproximou um pouco pude identificar o que estava escrito – pelo menos as letras grandes: “Quero ser mais santo”.
Essa frase me motivou profundamente e participei da Missa com entusiasmo renovado. Depois da celebração, fiquei meditando sobre essas palavras, simples, que povoam nosso pensamento e se expandem ganhando espaço e significado abstratos, em um primeiro momento, mas que vão se concretizando durante a caminhada: “Quero se mais santo.” Querer ser mais santo deve ser o objetivo maior de todo cristão. Foi para isso que Jesus nos deixou seus ensinamentos. Porém não seremos santos sozinhos. Somos chamados a viver em comunidade respeitando os preceitos do Evangelho, que nos levam à salvação, e contribuindo para a santificação da Igreja, dos ministros, da família, dos pobres, de todo o povo de Deus.
A Igreja é mais santa quando ouve com docilidade a voz do Espírito Santo; sempre que age com sabedoria dando atenção preferencial aos pobres e oprimidos; coloca-se inteiramente a serviço da humanidade e trata a todos indiscriminadamente; preserva e expande cada dia mais a unidade dos primeiros cristãos. Assim estará se firmando como a “Igreja de Cristo” e sendo fiel à sua missão de renovar o mundo.
Pela sua misericórdia, possa Jesus incitar o desejo de ser mais santo a todos os ministros da Igreja, ordenados e leigos. Sejam mais santos ao escolher os caminhos que irão percorrer; ao encontrar o irmão necessitado de uma palavra amiga, de uma ajuda, de um sorriso, de uma mão estendida; ao se colocarem a serviço, dispostos a acolher os mais necessitados.
O povo de Deus será mais santo quando entender melhor as palavras de Jesus e sentir necessidade de colocá-las em prática. Quando perceber que não adianta querer ser melhor que ninguém, pois perante Deus somos todos iguais. Foi Ele mesmo quem disse: “Deixai vir a mim os pequeninos porque deles é o reino do céu”. Quanto mais simples, humilde, solidário, mais perto de Deus e, consequentemente, mais santo. Para isso, carecemos muito da graça de Deus para que possamos entender sua mensagem de vida plena e espalhar sua verdade por onde formos.
Queremos ser mais santos, Senhor. Por isso vos pedimos: Irradiai sobre nós a vossa luz e dai-nos a graça de difundi-la em todos os lugares por onde passarmos. Dirigi o trabalho de nossas mãos, para que tudo que fizermos seja em prol da dignidade do ser humano.
Nesse caminho para a santidade, ensinai-nos, Senhor, a sermos mais solidários com aqueles que necessitam de misericórdia. Não nos permitais deixar o irmão à margem do caminho, sem forças para continuar a batalha da vida. Muitas vezes somos nós mesmos que precisamos imensamente da sua indulgência. Portanto, Senhor, “não nos deixeis cair em tentação e livrai-nos sempre de todo mal”.
Ajudai-nos, Pai do céu, a agirmos com sabedoria para, seguindo o exemplo de tantos santos e santas, que nos precederam e são celebrados neste mês de novembro, não nos afastarmos do caminho que nos conduz a vós. Dai-nos a graça de amar o irmão da mesma forma como somos amados por Vós; a sermos honestos e a fazermos sempre o bem, mesmo se não formos valorizados. E, acima de tudo, dai-nos a graça de descobrir, a cada dia, o que precisamos fazer ou em que mudar para sermos mais santos e nos preparamos para a grande glória que é vê-lo face a face na eternidade. Amém.

Luisa Garbazza

Publicado originalmente do jornal "PARÓQUIA"
Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho
Novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário