domingo, 3 de novembro de 2013

Padre Pedro - 68 anos de sacerdócio

Hoje, dia de todos os santos, tive o feliz privilégio de fazer a acolhida para a missa de ação de graças pelos 68 anos de ordenação sacerdotal do Padre Pedro.
Padre Pedro faz parte da história de Bom Despacho e vê-lo, aos 92 anos, presidindo a celebração eucarística é muito emocionante. Na serenidade do seu semblante, deixa transparecer a confiança total em Deus.
Em minha vida, ele também teve uma participação especial. Lembro-me de quando ele foi celebrar a “Primeira comunhão” das crianças preparadas por mim em uma comunidade rural onde eu lecionava. Sem similar. A boa vontade e a prontidão com que aceitou meu convite, sua maneira de agir com tranquilidade e paciência, suas palavras e seu carisma emocionou-nos. Durante muito tempo, ele foi relembrado naquele lugar.
O que mais me impressiona é sua lucidez e a sabedoria com que fala das coisas de Deus e de sua própria história.
Guardarei comigo a singeleza e a alegria com que ele recebeu e retribuiu meus cumprimentos - assim como o de todos os outros - e esse sorriso com que, na gratuidade, ele me presenteou. 
Agradecemos a Deus por nos permitir celebrar, juntamente com o Padre Pedro, seus 68 anos de vida sacerdotal e louvamos por tudo o que Deus tem feito por ele e através dele. Que Jesus e Maria o abençoem e permitam-lhe que, guiado pelo Espírito Santo, prossiga semeando Cristo no coração das pessoas com sua peculiar confiança, firmeza e serenidade.

Mensagem de acolhida
         Nossa Igreja hoje se alegra por um motivo muito particular: em 1945, nesta mesma igreja, nosso muito querido Padre Pedro Lacerda Gontijo celebrava sua primeira missa. Hoje ele aqui retorna para celebrar os 68 anos de sua ordenação sacerdotal.
         Padre Pedro nasceu em Moema aos 13 de outubro de 1921. Foi criado em Bom Despacho até os 13 anos de idade e para cá voltou, como sacerdote, em 1966. Desde então, tem nos presenteado com sua presença edificante, sua sabedoria, disponibilidade, seu sorriso franco e constante. Todos os que com ele conviveram, ou convivem, têm lembranças boas para contar: história de amizade, de aprendizado, de bons conselhos...
         Aproveitemos esta celebração para dar graças por esse homem de Deus, que, depois de todos esses anos, ainda deixa transparecer o entusiasmo, a alegria de viver, a lucidez e uma grande fé em Deus.
Seja bem-vindo entre nós, Padre Pedro.  
Luisa Garbazza
Três de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário