domingo, 3 de fevereiro de 2013

Força jovem


Foto: ACOLHIDA RÉPLICA DA CRUZ PEREGRINA PARÓQUIA ROSÁRIO

“O Pai enviou teu filho eterno para salvar o mundo e escolheu homens e mulheres para que, por ele, com ele e nele proclamassem a boa-nova a todas as nações.” Oração – JMJ.
 
Impulsionados pela preparação da Jornada Mundial da Juventude as duas jovens, Josiane Oliveira e Alana Alana Teodoro, (Juventude Construindo), fizeram a escolha de discípulas missionárias da evangelização, o objetivo maior é levar a fé, a esperança e a caridade a todos os povos, como cita Mateus em seu evangelho, “Ide e fazei discípulo entre todas as nações”.         

E como forma de despedir, e ao mesmo tempo iniciar esta missão, esse final de semana foi celebrada uma santa missa na Matriz do Rosário – Bom Despacho. Acolhemos também a Réplica da Cruz Peregrina da JMJ. 

Foi um momento de alegria e muita fé, muitos jovens presentes ficaram emocionados.
              
                   Agendada para julho de 2013, a Jornada Mundial da Juventude está sendo esperada por milhões de jovens. O apelo que se faz à juventude através do lema da jornada – "Ide e fazei discípulos entre todas as nações", tem sido levado a sério por muitos cristãos. Prova disso é a grande movimentação, no Brasil todo, para levar a Cruz Peregrina ao máximo de paróquias possível; e, as réplicas da Cruz, a todas as paróquias.
                A Paróquia Nossa Senhora do Rosário viveu esse momento com muito entusiasmo. Foi emocionante participar da chegada da réplica da Cruz Peregrina e sentir a força jovem na Igreja de Cristo. A alegria e os aplausos dirigidos à Cruz confirmaram a presença dos que seguem o caminho traçado pelo mestre Jesus. Jovens que se dedicam às coisas sagradas; dão exemplo de solidariedade, amor e caridade; vivem a fraternidade; não se cansam de louvar a Deus como Senhor da vida.
 Dentre todos esses jovens engajados na vida cristã, Deus apontou duas e escolheu-as para uma missão especial. Pediu a elas que avançassem para “águas mais profundas”. Duas meninas que possuem o coração cheio de amor, tanto, que já não estão comportando dentro do peito. Precisa de espaço para transbordar, espalhar esse amor em outros mares, para outras pessoas que, carentes de afetos, anseiam por uma palavra de incentivo, uma presença amiga, um sorriso, uma oração. Duas meninas que, pela pureza de coração, disseram sim ao apelo de Deus.
Em uma mesma celebração, tivemos dois momentos de agradecimento.  Demos graças a Deus pela juventude que está se preparando para a Jornada Mundial da Juventude. Graças também pelas jovens, Alana e Josiane, que confirmam seu sim a Deus e se entregam em suas mãos de Pai. Duas jovens de muita força e determinação. O sorriso constante de ambas, durante a celebração, revela a certeza dessa decisão, a fé e a gratuidade com que abraçaram uma causa tão nobre. As lágrimas, ao final, expressam a emoção contida, o agradecimento ao apoio recebido, a dor inevitável da despedida. Os abraços calorosos confirmam o carinho da comunidade e a amizade traduzindo o pensamento comum: “Vão com Deus”.
Em um ano tão importante para a juventude, reforçado pelo “Ano da Fé”, é reconfortante saber que temos tantos jovens nesse caminho. Jovens que carregam no peito uma cruz de madeira ou de metal, mas que vão muito além do material: levam Cristo de verdade no coração, participam dos sacramentos se encontrando com o Cristo vivo através da comunhão e vão pelo mundo dando testemunho de vida e pertença ao Criador.
É por esses jovens que elevamos a Deus nossas preces.  Que o Pai celeste lhes conceda a graça da perseverança para poderem seguir sempre nessa direção; aumente-lhes a fé para enxergarem o caminho reto e fazerem as escolhas certas; conceda-lhes o dom de serem sal e luz para outros jovens que ainda não fizerem opção por seguirem os caminhos preparados por Jesus. E, sobretudo, peçamos a Deus que abençoe esses jovens – todos – e não os deixe desanimar diante das adversidades da vida, pois, nunca estarão sozinhos, como Jesus mesmo disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.
Luisa Garbazza

Publicada originalmente no Informativo IGREJA VIVA - Paróquia Nossa Senhora do Rosário - fevereiro / 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário