quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prece para o Ano da Fé


            
          Em pleno “Ano da Fé”, às vezes ainda encontramos pessoas que não acreditam em Deus. A ciência, cada vez mais avançada, e a globalização desmedida, sugerem que o homem tudo pode, independente de onde veio e para onde vai. Porém, quanto mais conheço as novidades tecnológicas e o progresso no campo científico, mais me convenço da existência de “Deus, Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra".
            É a Ele que elevo minha prece neste dia. Uma prece por todos os que têm dificuldade em acreditar na existência de Deus ou em reconhecê-lo como Criador e Senhor da vida. Uma prece que chegue aos céus e seja devolvida aos corações incutindo neles a sensibilidade necessária para reconhecer a presença divina nos detalhes do dia a dia, pois, em tudo, Deus se faz presente.
           Podemos perceber Deus na contemplação da natureza: no azul do céu, que muda de nuances ou se transforma em dias de chuva e em tardes frias de inverno; na imensidão do mar com suas águas pesadas e habitadas por uma infinidade de seres surpreendentes; nos inúmeros tons de verde que formam nossas matas, parques e jardins; nas flores – milhares – que encantam os olhos, enfeitam ambientes e alegram os corações; nos pássaros multicores alçando voos de liberdade no espaço sem fim; nas águas cristalinas espalhadas por todo o planeta compondo quadros de extrema beleza e saciando a sede dos viventes; nos bilhões de estrelas que, espalhadas pelo universo, enfeitam o céu em noites claras.
            Deus está presente no coração e no vente da mãe, na gestação de uma nova vida e nos braços que embala o filho recém-nascido. Não há como ignorar a presença de Deus em momentos divinamente sublimes como esse.   
           Sentimos a presença divina nos olhos inocentes de uma criança; na confiança devotada aos pais; na pureza percebida em suas palavras, sorrisos e gestos; na sinceridade ao expressar suas orações; na certeza da crença que têm no "Papai e na Mamãe do céu”. “Deixai vir a mim as criancinhas.”
          Do mesmo modo, onde estiverem jovens lutando por um mundo mais justo, saindo em missão para levar alento e pão aos mais necessitados – seguindo o exemplo de São Francisco de Assis e tantos outros –, vivendo os valores pregados pelo evangelho, acreditando que vale a pena viver na fraternidade e na santidade, ali está Deus.
          Deus ainda se mostra na chuva que vem do céu, ora com uma força colossal varrendo ruas, arrastando tudo, ora mansa, silenciosa, caindo fininha, fecundando a terra; nos animais vivendo livres nas matas em harmonia com a natureza; no vento forte e nos furacões. Contudo, de forma especial, Ele está na brisa leve, suave, que nos toca a pele e refresca nossos temores.
          Por tudo isso e por tantas outras evidências, resta-nos acreditar na presença de um Pai-Criador que deu vida a todas as criaturas. Fez de nós, seres humanos, seus filhos amados, pessoas com liberdade e autonomia para conduzirmos nossa própria existência aqui na terra. Um Pai que nos deu seu filho, Jesus Cristo, como modelo de vida e obediência. Um Ser Supremo digno de glória e louvor. Após essa certeza, a prece surge facilmente e com ela a esperança de que a resposta ecoará por todo o universo.
          Com plena confiança, meu pedido é que Deus tenha compaixão de nós, seus filhos, e nos proporcione a graça da fé, principalmente naqueles momentos de angústia e de dor.  Que todos possam ter a oportunidade de conhecê-Lo e aceitá-Lo no coração. E que as orações de milhares de cristãos façam com que este Ano da Fé frutifique e seja um tempo de graças e bênçãos. Assim seja.
Luisa Garbazza 
Publicada no Jornal "PARÓQUIA", da Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho.
Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário