quarta-feira, 3 de outubro de 2012

OUTUBRO – MÊS MISSIONÁRIO



           O mês de outubro, mês das missões, abre suas portas de uma maneira muito especial: comemorando santa Teresinha do Menino Jesus. Essa santa, que viveu no século XIX, ofereceu sua vida – de orações, sacrifícios, provações e penitências – à causa missionária. Por isso, foi aclamada pelo papa Pio XI como "padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”.
            A missão sempre esteve presente na vida do povo de Deus, mas se intensificou com a vinda do Salvador – Jesus, o filho de Deus. Ele veio para restabelecer a paz e a comunhão com Deus e formar entre os homens uma comunidade fraterna. Jesus foi missionário por excelência e no período que Ele passou evangelizando, escolheu doze discípulos para continuar seu ministério. Através desses, continua chamando também a nós, um a um, para perpetuar esse gesto. Pelo batismo, todos nós somos enviados a pregar, com amor e fidelidade, o Evangelho de Cristo.
            Durante este mês, somos convidados a viver, com mais intensidade, os ensinamentos bíblicos e assumir nosso papel de cristãos missionários na família, na comunidade e na sociedade. Para tanto, precisamos adorar a Deus e receber a ação do Espírito Santo, pois dele depende toda a ação da igreja. Depois vamos cumprir a tarefa que Jesus nos confiou:Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)
            O nome de Jesus, suas palavras e suas obras deverão ser anunciados em todos os lugares. Neste mês, em especial, somos chamados a refletir sobre nosso comportamento diante disso. É incumbência nossa continuar a obra de Jesus. Nossa função é evangelizar, cada qual segundo os talentos que recebeu. Deus vai aceitar aquilo que fizermos de bom coração. Podemos muito nessa obra missionária: participar de pequenas missões em nossa própria comunidade; rezar pelos missionários e para que Deus envie mais pessoas que abracem essa causa; contribuir financeiramente para custear as missões da Igreja; evangelizar nossa própria família.
            Assim somos convidados a viver diariamente nossa condição de missionários transmitindo a fé em Deus. É muito simples. Para isso, como disse Madre Tereza de Calcutá, basta “ter Jesus no coração e levá-lo ao coração daqueles que precisam”. E podemos ter certeza de que nunca estaremos sozinhos nessa caminhada. Do céu, Jesus nos auxilia realizando sua promessa: "Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 19-20)
            Luisa Garbazza

Originalmente publicado no "Informativo Igreja Viva",
 da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário