domingo, 10 de junho de 2012

Juventude católica



“A juventude é a semente que Deus na terra semeou
Tornou-se flor, tornou-se gente, e o mundo nunca mais parou.”

Com essa frase, padre Zezinho começa uma música que fala sobre a necessidade de os jovens esperarem o tempo certo para tomar atitudes em cada fase da vida. Lembrei-me dessa canção, por acaso, quando passava os olhos pelas datas comemorativas de junho e lá estava: 21 de junho – Dia da Juventude Católica.
A primeira ideia que me veio à memória foi a situação do jovem hoje. Nesse mundo globalizado em que vivemos, valores como esse, cantado pelo padre Zezinho, tornaram-se obsoletos, fora de moda, exceções à regra. O jovem é bombardeado por informações e modelos de vida baseados em antivalores morais que cada vez mais passam a ser seguidos de forma aberta e liberal. As leis, em um país que quer ser essencialmente laico, estão cada vez mais materialistas, derrubando censuras e apoiando projetos contrários à defesa da vida em quaisquer circunstâncias.
Nós cristãos, que queremos viver segundo os ensinamentos de Cristo, ficamos ilhados em meio a tantas atitudes de violência social, física e espiritual. Isso afeta principalmente os jovens por estarem em fase de autoconhecimento, de escolhas, de amadurecimento na fé. O mundo oferece a eles tantos outros caminhos, com promessas de dinheiro fácil e prazeres diversos, e muitos se entregam abandonando família, igreja, amigos. Por isso eles precisam mais do que nunca de apoio, de incentivo, de carinho e de espaço para mostrarem seus anseios, seus dons, sua alegria.
Felizmente, é crescente o número de jovens que são católicos e não têm vergonha de demonstrar que o são. Basta acompanhar pela televisão, pelas redes sociais e também em nossa cidade. São muitos eventos com a presença efusiva dessa juventude distinta, que quer participar, mostrar a todos a sua fé, louvar a Deus e viver na esperança de dias melhores.
Sinto uma ternura muito grande por esses jovens que se entregam aos ensinamentos de Cristo e se colocam a serviço do reino; participam de projetos sociais; reúnem-se em grupos para louvar e agradecer por todos os benefícios concedidos; que usam a internet, principalmente o Facebook para registrar seu amor e sua confiança em Deus. Jovens que brincam, cantam, celebram, riem, choram, questionam, mas sem perder a direção nem a fé.
Exemplo bem concreto é o nosso JC (Juventude Construindo), grupo de jovens de Bom Despacho. São jovens católicos espalhados pela cidade, nas várias paróquias, que dão testemunho de vida cristã, participam das celebrações, organizam quadrilhas nas festas juninas, apresentam-se nos eventos da Igreja e reúnem-se sempre, aos sábados, para um tempo forte de experiência de Deus. Divididos em ministérios, cantam, encantam e emocionam com suas músicas, suas coreografias, suas orações de louvores. Seu diferencial é a alegria. Sempre os vejo com um sorriso aberto, bonito, acolhedor. É a juventude católica em nosso meio.
Muito propício celebrar essa data nesse período em que o mundo todo, principalmente o Brasil, se prepara para viver uma das maiores emoções: a Jornada Mundial da Juventude. Jovens do mundo todo se reunirão no Rio de Janeiro para receber o papa Bento XVI e acolher sua mensagem. A Igreja precisa mesmo valorizar a presença do jovem, tanto para ajudá-los a viver segundo o evangelho de Cristo como para se enriquecer com seu jeito entusiasmado de realizar cada tarefa.
Por isso, acreditemos na força dessa juventude e peçamos a Deus que os impulsione a serem cristãos autênticos testemunhando os ensinamentos de Cristo no dia a dia, nas escolhas que fazem, na convivência com o outro, na família e na sociedade. Que os jovens tenham sempre em mente a necessidade de ajudar os mais necessitados, de colocar os dons recebidos de Deus a serviço dos irmãos e vivam como nos ensina o próprio padre Zezinho nessa mesma canção:
“A vida é como um tanque cheio que sente que precisa dar,
não tendo quem receba dele, ele também se fecha e para de ganhar.”
Luisa Garbazza

Texto originalmente publicado no "Informativo IGREJA VIVA", da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no mês de junho.

Em especial para você, jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário