domingo, 31 de outubro de 2021

Abastecer-se de Deus

 

Estamos vivendo um tempo de renovação, de redescoberta da vida, inclusive da vida religiosa. Por causa da pandemia, ficamos sem saber o que fazer ou o que poderíamos fazer sem colocar em risco nossa vida e a de outrem. A igreja tornou-se um lugar muito visado. Apesar do distanciamento, muitos fiéis, mesmo sem ser do grupo de risco, optaram por abandonar a “Casa de Deus”. Alguns passaram a acompanhar os ritos religiosos de casa, através das redes sociais. Outros, nem isso. Agora precisamos nos readaptar à vida religiosa participativa. Encontrarmo-nos com a comunidade de fé. Buscarmos o alimento espiritual necessário para bem vivermos nossa vida de cristãos. Afinal, é a partir daí que começamos a trilhar nosso caminho rumo à santidade.

Não basta, no entanto, frequentarmos a igreja. É preciso traçar caminhos, segundo os ensinamentos do grande Mestre, e por eles caminhar firme, sem desviar, sem buscar outros propósitos que não o da confiança ilimitada em Deus. Já sabemos que não é uma estrada fácil de ser transitada. Nela encontraremos pedras, que tentarão atrapalhar nossos passos; labirintos, que dificultarão nossa direção; sombras e escuridão, que nos atrapalharão a visibilidade. Também nos serão ofertados inúmeros prazeres, situações atrativas, que colocarão nossa fé em risco. Por isso é tão importante a vida de oração. É através da oração constante – e da participação na Missa e nos Sacramentos – que estaremos abastecidos de Deus e teremos forças para suportar os reveses da vida sem nos distanciarmos de Jesus: Caminho, Verdade e Vida.

 Exemplos de santidade

Para nos servir de guia, nesta trajetória da vida, temos o exemplo dos inúmeros santos e santas de Deus, homens e mulheres que se dedicaram a Deus e ao próximo, sofreram dores físicas e morais, foram levados ao martírio por causa de sua fé, mas não se deixaram esmorecer. No mês de novembro, mês em que se celebra o “Dia de todos os santos”, celebra-se particularmente muitos dos que alcançaram graças diante de Deus. Como exemplo, no dia 12, temos São Josafá Kuncewicz, que defendia com muita coragem a autoridade do papa como o verdadeiro representante de Cristo e o sucessor de Pedro na terra. Por isso foi espancado, torturado e morto. No dia 22, Santa Cecília, virgem e mártir, que cantava a Deus: Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida.  Dia 30, santo André, primeiro discípulo de Jesus, martirizado por continuar a obra do Mestre. E tantos outros.

A santidade acompanha o povo de Deus em toda sua existência. Todos nós somos chamados a ter uma vida santa. Na era moderna, muitos são os que se anularam por uma causa maior, como Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce, duas santas mulheres que se dedicaram ao cuidado dos pobres, dos doentes, dos desvalidos. Nós, como paróquia sacramentina, acompanhamos a trajetória, rumo à santidade, do fundador Padre Júlio Maria De Lombaerde. Quem conhece a história desse homem de Deus, fica encantado pela fé grandiosa e pela disponibilidade em fazer o bem, servir os mais necessitados. Padre Júlio Maria abandonou tudo o que tinha e o que seria capaz de conquistar para se tornar padre missionário. Atravessou mares, desbravou florestas e matas, foi aonde o Senhor o chamou. Esqueceu-se de si e cuidou dos pobres, das crianças, dos jovens, dos velhos, das mulheres tão oprimidas. E, imitando o Mestre, fundou uma congregação em que ensinava o amor incondicional a Jesus Eucarístico e a Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento.

Pensando em santidade, sejamos firmes em nossa caminhada. É preciso seguir o exemplo do Padre Júlio Maria, aceitando a estrada do amor e sacrifício. E perseverar. Assim, um passo de cada vez, dia após dia, vamos nos aproximar do ideal proposto por Jesus e acreditar que possamos, um dia, glorificar a Deus ao entregarmos nossa vida.

luisagarbazza@hotmail.com

Luisa Garbazza

Novembro de 2021

Para minha mãe - in memoriam -, a mais santa que já conheci.


Nenhum comentário:

Postar um comentário