segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Somos um em Cristo


Queridos leitores, que Deus é bom o tempo todo todos nós já sabemos. É uma frase fácil de decorar, de repetir, de postar nas redes sociais. O que não é tão fácil é acreditar e confiar em seus dizeres quando estamos em situação de tristeza, de conflitos e desamor. Para nos animar na caminhada, no entanto, Deus nos mostra a bondade no coração das pessoas, aponta-nos os caminhos, oferece-nos possibilidades. Foi assim que se mostrou a nós na Semana da Família, vivenciada no mês de agosto.

Era segunda-feira, dia 9 de agosto. Estávamos reunidos, na Igreja Matriz, para o primeiro encontro da Semana da Família: “Famílias, na escola de São José, lugar do amor e do despertar vocacional” – tema sugerido pela diocese de Luz. Enquanto fazíamos os combinados, percebi a presença de dois garotos um pouco mais afastados. Estavam sozinhos. Aproximei-me e convidei-os para rezar conosco. Prontamente, responderam sim. Chamei-os para a frente; pedi ajuda com as velas. Era a reza do terço pelas famílias. Foi um momento gratificante. O brilho no olhar de cada um revelava a alegria de estar sendo útil e da satisfação em participar daquele momento de oração.

Após o terço, em um breve momento de conversa, pois a Missa estava prestes a começar, soube seus nomes – Ranihery e Pyettro – e que participavam dos encontros de formação para coroinhas na Paróquia São Vicente de Paulo. Convidei-os para voltarem nos outros dias. “Amanhã, acho que não vou poder, mas quarta-feira eu venho.” – disse Ranihery. Na terça-feira, no entanto, lá estavam eles, mais animados ainda, participando ativamente. E nos outros dias também. Pude inclusive conhecer os pais, que participaram de um dos encontros. Então? O que dizer dessa experiência?  Deus estava presente no meio de nós através daqueles pequenos, que se apresentaram de jeito simples e humilde, mas demonstraram a certeza de que deveriam dizer sim ao chamado divino.

 A Palavra na vida

Presenciar esses momentos, vivê-los, emocionar-me com eles, tudo isso fez-me relacioná-los ao “Mês da Bíblia” – celebrado em setembro. Em 2021, somos convidados a refletir através da Carta de São Paulo, dirigida aos Gálatas; e hoje, a nós. Paulo nos convida a assumir o Evangelho em nossa vida. É responsabilidade nossa, como cristãos, absorver a mensagem do Mestre Jesus e levá-la adiante. Jesus nos fala de amor e nos convida a sentir amor, a viver o amor, a ser amor. Ser amor é ver no outro a imagem de Cristo, sentir necessidade de cuidar do outro, seja quem for, venha de onde vier. É sentir amor pelos empobrecidos, pelos que levam uma vida desfavorecida. É sentir necessidade de ajudá-los a lutar por seus direitos, para que possam alcançar a dignidade como ser humano. É apresentar-lhes Jesus, aquele que deve ser o centro das nossas atenções.

É bem verdade que afirmar Jesus como Senhor, nestes tempos difíceis em que vivemos, não é uma tarefa fácil. Mas na época de São Paulo também não era. Eram considerados subversivos por apregoar o nome de alguém que viveu à margem da sociedade e ensinou um jeito novo de viver, que não condizia com os padrões vividos. Principalmente por abalar a autoridade dos poderosos.

Hoje ainda encontramos muitos desafios e obstáculos na missão de viver e anunciar o Evangelho. Mas é necessário enfrentá-los. Como nos ensina São Paulo, “Não existe outro Evangelho além do de Jesus”. Ele é o caminho. E nele precisamos seguir juntos, lado a lado, de mãos dadas. É em Jesus que precisamos nos espelhar para conseguir olhar o outro como irmão, convidá-lo para o nosso meio e entender que já não há diferença entre nós, “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus.” (Gl 3,28d).

Entremos nesta caminhada de fé com a certeza de que nunca estaremos sozinhos. Na caminhada da vida, seguindo o Mestre, há muito o que ser feito uns pelos outros. Abracemos essa corrente da solidariedade. Só como irmãos poderemos constatar, dia a dia, que Deus é realmente bom. O tempo todo.

luisagarbazza@hotmail.com

Luisa Garbazza
Jornal Paróquia N. Sra. do Bom Despacho

Setembro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário