terça-feira, 7 de abril de 2020

Força divina



O amor de Deus é o de mais sublime e grandioso que existe, algo que sequer podemos imaginar. Deus é o amor por excelência. Como filhos que somos, sempre recebemos o amor de Deus, mas é em tempos de crise que o experimentamos mais efetivamente. Podemos senti-lo de maneira extraordinária. É algo que nos toca profundamente, como se nos encharcasse por inteiro, como se nos inundasse em sua graça. Isso pode ser sentido graças à força do Espírito Santo sobre nós.

É por esse amor imensurável, testemunhado entre nós por Jesus Cristo, que muitos se põem a caminho, ou ficam à disposição para ajudar no projeto do Pai: vida em plenitude para todos. Em qualquer trabalho que estivermos executando, no sentido do bem comum, precisamos ter a certeza da presença do Espírito Santo a nos guiar os passos, a orientar nossas atitudes e palavras. Ledo engano pensar que sabemos o bastante e que conseguimos agir com confiança por nossos próprios impulsos. É sempre o Espírito Santo que nos conduz.
De vez em quando, em nossa vida de leigos atuantes, somos surpreendidos por algum acontecimento que vem reforçar a certeza de que somos instrumentos nas mãos de Deus, como este que partilho com o leitor:
No segundo domingo do mês de março, também o segundo domingo da Quaresma, cheguei à Igreja Matriz para ajudar na celebração. Logo chegou também a salmista, muito preocupada, pois o senhor que ia tocar para acompanhá-la não estava se sentindo bem, talvez nem conseguisse permanecer na igreja. Conversamos e disse a ela que não se preocupasse. Tudo daria certo, com a graça de Deus. Ela concordou, mas, aparentemente, não conseguiu vencer a preocupação de cantar sem acompanhamento.
Confiantes na graça de Deus, começamos a celebração. O canto de entrada encheu o ambiente lindamente, voz e melodia. O mesmo com o Ato Penitencial. Parece que tudo ia bem. Quando iniciou a Liturgia da Palavra, no entanto, vimos o músico sair pela sacristia. No momento do Salmo, ao se aproximar do ambão, a salmista sussurrou-me, ansiosa, dizendo que iria cantar sozinha: o tocador fora mesmo embora.
Então, a graça veio. Ela cantou o refrão e todos responderam. No momento em que iniciou a estrofe, houve um profundo silêncio na igreja. Só se ouvia a sua voz. Todos absortos nas palavras que saíam de sua boca, proclamando a grandeza de Deus e pedindo: “No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!” (Sl - 32/33).
Depois apareceu outro tocador e acompanhou-a nas outras músicas. A voz melodiosa que encheu o silêncio, porém, foi o exemplo da graça de Deus naquele dia. Fato que nos mostrou que o Senhor escolhe as coisas mais simples, os momentos mais singelos para manifestar sua presença e mostrar sua força.
Assim, irmãos em Cristo, precisamos nos conscientizar, cada vez mais, de que somos meros instrumentos nas mãos de Deus, Pai Misericordioso. Ele não escolhe ricos e poderosos, honras e banquetes. Escolhe, sim, os humildes, os puros de coração. Em tudo que fizermos para o Pai, em nome de Cristo, na Unidade do Espírito Santo, deve ser feito de maneira simples e humilde, segundo a sua vontade. Dizendo isso, lembro-me das palavras que ouvi, há tempos, do Padre Geraldo Mayrink, SDN, sobre uma ordenação diaconal da qual ambos participamos: “Estava muito bonita! Tudo muito simples e humilde. E isso é muito bom. Quanto mais simples, mais Jesus Cristo aparece”.

Luisa Garbazza
Abril de 2020
Jornal Paróquia N. Sra. do Bom Despacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário