domingo, 12 de março de 2017

Cuidemos do que é nosso

Juntamente com os três pilares que sustentam nossa caminhada quaresmal – oração, jejum e caridade – estamos vivenciando também a Campanha da Fraternidade: um tempo de estudo, reflexão, oração e de comprometimento com as questões sociais.
A Igreja nos propõe o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”.
Em suma, precisamos entender que cada um de nós é responsável pela vida no planeta. É nosso dever defender toda e qualquer criação divina. Além de cuidarmos uns dos outros, cuidar do ar, da água, da terra e de tudo que nela habita: “Louvado seja, ó Senhor, pela Mãe terra, / que nos acolhe, nos alegra e dá o pão”.
Ao ouvimos falar de biomas brasileiros, parece algo bem distante de nossa realidade. No entanto estamos inseridos nesses biomas. Bom Despacho fica em uma região de cerrado que precisa ser cuidada com carinho. Como podemos contribuir?
Quando chegamos hoje à igreja, encontramos uma realidade diferente daquela a que estamos acostumados. Com certeza, a presença de sacos de lixo espalhados pelo chão incomodou muita gente. O objetivo é justamente este: incomodar. E, através dessa atitude, conscientizar as pessoas para que cuide do próprio lixo. Ninguém joga lixo na igreja, nem em sua própria casa, mas as calçadas estão sujas, nossas ruas e praças estão cheias de papéis, embalagens e outros descartáveis. Saibamos que o lixo é um dos agentes destruidores dos biomas brasileiros.
Parece pouca coisa, mas isso nós podemos fazer. Além disso, um copo de água que deixamos de desperdiçar, o consumismo desnecessário que evitamos, o lixo que reciclamos, o verde que preservamos, tudo isso contribui para a constituição de um planeta mais saudável para nós e para nosso semelhante.  

Façamos a nossa parte e rezemos a Deus através da oração da Campanha da Fraternidade: “Ajudai-nos, Senhor, a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém”.
Luisa Garbazza

Texto para motivação da Campanha da Fraternidade 2017.
Apresentado nas missas dos dias 11 e 12 de março, 
nas igrejas da Paróquia N. Sra. do Bom Despacho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário