quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Perseverança

A humanidade caminhou, por um longo tempo, observando a lei dos mais fortes e poderosos. O povo era escravizado, maltratado, oprimido. Deus, descontente com o rumo que tomava a sua criação, resolve enviar seu próprio filho para salvar a humanidade. Jesus veio ao mundo com uma missão específica: ensinar a lei do amor. E deu, Ele mesmo, o exemplo: amou a todos, inclusive aqueles que o crucificaram. “Perdoai-lhes, ó Pai! Eles não sabem o que fazem.” Depois da morte de Jesus, foi fundado o Cristianismo: uma religião pautada nos ensinamentos do Mestre do amor. São mais de dois mil anos de caminhada, seguindo os passos de quem se entregou pela humanidade. Suas pegadas ainda figuram na poeira do caminho, nos princípios da Igreja, na caminhada do povo.
Depois de Cristo, a sociedade continua muito injusta; e o povo, oprimido. Por isso, ser Cristão não é uma tarefa simples: é um exercício de estudo e paciência, de propagação do amor acima de tudo, de aprendizado para a vida toda: “Aquele que perseverar até o fim será salvo”. Muitos foram os que dedicaram para fazer florescer os ensinamentos de Jesus no meio do povo. Deram o exemplo com a própria vida e partiram em defesa dos mais necessitados. São Francisco de Assis é um dos melhores exemplos de vida cristã em toda a sua essência. Ele viveu na simplicidade, em harmonia com a natureza, ajudando os mais fracos, os doentes, os pobres. Não quis luxo nem glória, viveu na pobreza absoluta e até hoje encanta os que conhecem sua história.
Mas não são apenas os santos dos altares que nos dão testemunho de vida cristã e perseverança: aqui, no meio de nós, muitos são os que se doaram em prol de uma Igreja mais santa, comprometida com Cristo, e de uma sociedade mais justa e solidária. Muitos que, por muito tempo, não mediram esforços para que o amor cristão prevalecesse entre nós, tanto nas atividades da Igreja quanto no acolhimento aos mais necessitados da sociedade. São pessoas do bem, que hoje já não têm a mesma disposição para ajudar efetivamente, mas continuam presentes, participando e intercedendo a Deus pelos que necessitam da sua misericórdia.
Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho, podemos encontrar esses cristãos que fizeram a sua parte e hoje intercedem por nós. Estão sempre na igreja, dando exemplo de fé e perseverança.
No terceiro ou quarto banco, sempre próximos ao corredor central, doutor João e dona Sylvia. Doutor João, exemplo de homem trabalhador, honesto, comprometido com Jesus; dona Sylvia, exemplo de educadora e de cristã: desde mocinha participa das atividades litúrgicas. Os dois são, além disso, exemplo de casal cristão, comprometido com o amor e com o “sim” dito à frente do altar.
Nos bancos laterais, Antonieta, Ordália e Maria José, mulheres de força, de presença, de trabalho. Atuando na educação e na assistência aos mais necessitados, trabalharam, enquanto tiveram forças, para levar adiante aquilo em que acreditam: o Evangelho de Jesus.
Mais no meio da igreja, senhor Geraldo Freitas, exemplo de solidariedade e ajuda aos pobres e oprimidos. Homem atuante na sociedade e, hoje, sempre presente na igreja, mostrando a todos que será fiel até o fim.
Nos bancos mais de trás, dona Auxiliadora e dona Clarinda, sempre juntinhas. Mulheres educadoras, que deram exemplo de força, de inteligência, mas ao mesmo tempo de simplicidade e fraternidade, sempre se colocando na presença de Deus. Hoje, já debilitadas fisicamente, uma se apoiando na outra em uma bonita fraternidade, continuam encantando a todos. Emociono-me ao vê-las na igreja, principalmente no segundo domingo, quando fazem questão, a despeito de qualquer dificuldade, de entrar na fila e ir até o altar fazer a oferta do dízimo. Isso tudo, exibindo um sorriso que serve de exemplo para todos nós.
Esses e tantos outros, às vezes desconhecidos, que tanto fizeram, merecem nosso carinho e nossa admiração. Merecem nossa gratidão por sua parcela na construção de um mundo mais cristão. Merecem nosso respeito, pois são exemplos de fé, de amor, de caridade e de perseverança: “Lembras que abres caminho e outros te seguirão.”

Luisa Garbazza

Publicação do jornal "Paróquia N. S. do Bom Despacho
Setembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário