sábado, 13 de junho de 2015

Junho – devoção aos santos


A história da humanidade é permeada de homens e mulheres que se destacaram por sua bondade e pelo bem que fizeram aos outros, principalmente aos mais necessitados. Depois de Cristo, na história da Igreja Católica, muitas pessoas adotaram como objetivo de vida a obrigação de ajudar o próximo de um modo mais concreto. Por isso ganharam graças, diante de Deus, e o dom da intercessão, entendido por nós como milagres. São os santos e santas, que foram eternizados e ganharam a glória dos altares.
O mês de junho vem recheado de santos para serem lembrados. Entre eles, quatro se destacam pela devoção fervorosa e pelo folclore em torno da história de cada um: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Desde criança, aprendemos a venerar esses santos e a buscar a sua intercessão; acompanhamos a tradição da reunião das famílias para a reza do terço; o costume das fogueiras, que são acesas para homenageá-los. Acompanhamos também as crendices populares, ligadas principalmente a Santo Antônio, e as alegres e festivas quadrilhas.
Santo Antônio vem primeiro, no dia treze, trazendo-nos um exemplo de simplicidade, humildade e muito serviço.  Por isso é tido como o padroeiro dos pobres. Deixou-nos também um exemplo de partilha, porque saciou a fome de muitos necessitados. Dessa virtude, vem a tradição do “pãozinho de Santo Antônio”, distribuído em muitas igrejas todo dia treze de junho. É o pãozinho da fartura. Por outro lado, imitando seu exemplo, somos convidados, ainda, a distribuir pão a quem tem fome.
Santo Antônio povoa também o imaginário das pessoas, que o elegeram como “o santo casamenteiro”, baseado na narrativa de que ele ajudou uma moça que não possuía dotes – detalhe imprescindível na cultura da época – a arrumar um casamento. Talvez por isso se comemore o Dia dos Namorados na véspera de seu dia.
São João é comemorado no dia 24, com a força das fogueiras, dos fogos, das bandeiras içadas em altos mastros e das histórias que o envolvem. A primeira fogueira, segundo algumas tradições, foi acesa para anunciar o nascimento de João Batista. E os fogos? Para acordar São João. – Quando criança, minha mãe nos contava essa história: São João queria muito voltar à terra para comemorar seu aniversário e participar das famosas festas em sua homenagem. Deus não podia permitir. Então, quando ele perguntava: “Ô Senhor, qual é o meu dia?”, Deus respondia: “João, seu dia ainda não chegou.” Na véspera, porém, Deus o colocava para dormir e só o acordava no dia 25. São João então perguntava: “Ô Senhor, qual é o meu dia?” E o Senhor explicava: “João, seu dia já passou.” E assim em todos os anos.
Encerrando o mês, no dia 29, aparece São Pedro, o pilar do catolicismo, o guardião das chaves do céu, o primeiro papa. Foi um dos doze apóstolos de Cristo, aquele em quem Jesus confiou para dar continuidade aos seus ensinamentos: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja." (Mt 16,18) Neste mesmo dia, a Igreja Católica homenageia São Paulo Apóstolo, um autêntico fariseu que se converteu ao cristianismo e dedicou sua vida pela evangelização dos povos. Juntos, Pedro e Paulo sustentam a força da expansão do catolicismo e receberam a significativa comparação – colunas da Igreja.
Mais que qualquer história ou tradição popular, o que importa é a fé em Deus e no santo de nossa devoção. Para nós, católicos, os santos representam exemplos a serem conhecidos e imitados. Cada um a sua maneira, todos confiaram no Pai e deixaram-se guiar por Ele. Seja servindo aos que vivem na pobreza material, sendo exemplo de fé ou espalhando o evangelho de Cristo, todos encontraram graças diante de Deus e podem interceder por nós.

Para a vida, procuremos conhecer a história dos santos e, no dia a dia, imitar seus exemplos de fé, de partilha, pobreza, humildade, oração, de força e entrega total a Deus. Essa é nossa missão neste mundo: a santificação – nossa e daqueles com os quais convivemos. 
Luisa Garbazza
Artigo publicado no Jornal PARÓQUIA
Da Paróquia N. S. do Bom Despacho - junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário