quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Palavras de vida e de salvação



Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Homem e mulher Ele os criou. Desde o início, Deus tinha um plano para a criação de suas mãos. Ele queria que o homem dominasse a terra e vivesse livre do ódio, do egoísmo, da ambição, enfim, livre do pecado. Para isso, Deus dirigiu ao homem seus ensinamentos, suas palavras de vida e plenitude e impôs regras a serem cumpridas. Na verdade, uma única regra: a obediência. O homem tinha um mundo maravilhoso para explorar e dele tirar o seu sustento. Era preciso apenas respeitar o limite imposto pelo Criador.
Entretanto, o homem foi dominado pela ânsia do poder, não se contentou com o que recebia gratuitamente das mãos do Pai e traiu-lhe a confiança. A partir dessa atitude egoísta e impensada, o homem foi forçado a seguir seu próprio destino e começou a afastar-se de Deus. Foi uma caminhada árdua e difícil. Uma constante luta pelo domínio do mundo. Para conseguir o que queria e continuar no comando valia tudo: divisões, maus tratos, dominações, guerras, matanças.
Deus resolveu, então, manifestar-se novamente aos homens. Vários foram os escolhidos para ouvir a voz do Senhor e espalhar sua mensagem de amor na tentativa de resgatar a dignidade de seus filhos e filhas. Todavia, não foi suficiente. Era muito pequeno o número dos que acreditavam na existência de um Deus todo poderoso criador de todas as coisas.
Mais uma vez Deus se compadeceu da humanidade e enviou seu próprio filho para transmitir suas palavras de paz, de amor e de salvação. Jesus, o filho de Deus, cumpriu sua missão falando a todos, ensinando a viver no amor, a amar sem medida, a perdoar os pecados e a acolher os pobres e oprimidos. Muitos seguiram o Mestre, porém, por causa da cobiça dos poderosos deste mundo, Ele foi incompreendido, torturado e morto.
Mesmo assim Deus não abandonou seus filhos. Outros foram escolhidos e inspirados pelo Espírito Santo para registrar a presença divina entre os homens ao longo da história da humanidade e, também, a pedagogia de amor vivida e ensinada por seu filho Jesus. Assim nasceu a Bíblia.
A Bíblia é a palavra de Deus, palavra de vida e de salvação, apresentada a nós em forma de cantos, salmos, histórias, parábolas, cartas, exortações. Deus fala a cada um de maneira diferente: a uns ensina, a outros repreende, a alguns corrige, a outros encoraja. A todos instrui na justiça, indicando o caminho do céu e mostrando que não há outro caminho. “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; Ele é um escudo para quem n’Ele se refugia.” (Pv 30,5)
Conhecer as Escrituras Sagradas e procurar colocar seus ensinamentos em prática no dia a dia é essencial para o Cristão, pois, como nos disse São Paulo na carta aos Hebreus, “...a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” (Hb 4,12)
Por isso, precisamos valorizar a Bíblia, difundir seus ensinamentos e ser testemunhas vivas do modelo de sociedade pregado pelo Mestre Jesus, pois só conheceremos a veracidade dos desígnios divinos e marcharemos para perto de Deus se nos deixarmos iluminar pela luz da fé e da palavra de Deus.
                                                                                                                                   Luisa Garbazza

Publicação do "Informativo Igreja Viva"
Paróquia Nossa senhora do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário