quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aforismos


“Se alguém pedir uma palavra de ordem, sempre daremos esta e não outra: Restaurar todas as coisas em Cristo.”
                                               ( Santo Pio X )

Não ser amado é falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade.
                                              
(Albert Camus)

"Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa! Só Deus não passa. A paciência, por fim, tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta, pois só Deus basta".
                                             (Santa Tereza de Ávila)

"Ao toque do amor, todos se tornam poetas."
                                              (Platão)

"Investir na instituição familiar é contribuir para que a humanidade redesenhe horizontes, torne-se mais fraterna e solidária."
                                           (Dom Walmor)

"A família que nasce da íntima comunhão de vida e amor, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, tem uma dimensão social própria enquanto lugar primeiro das relações sociais."
                                           (Dom Walmor)

"Quando conseguimos driblar os entraves que nos impedem de progredir, sentimo-nos preparados para viver com mais intensidade." 
                                           (Luisa Garbazza)

"Viver por um projeto, uma causa, uma missão, um ideal ou mesmo uma utopia é o que imprime sentido à vida."
                                        (Frei Betto)

"Queira Deus encher de serenidade e esperança os corações, as famílias e as comunidades daqueles que nutrem o desejo de ser ‘instrumentos de paz’!"
                                       (Cardeal Jean-Louis Tauran)

"Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus"
                                       (Santo Inácio de Loyola)
 
"Otimista é aquele que olha nos seus olhos; Pessimista é aquele que olha em seus pés."
                                       (Gilbert Keith Chesterton )

"Não existe pior deserto do que uma vida sem amigos: a amizade multiplica os bens e compartilha os males"
                                      (Baltasar Gracián e Morales)

"O ócio mata o corpo, a indiferença mata a alma, no entanto, o exercício das virtudes embeleza a um e a outro"
                                      (São João Crisóstomo (349-407)

"Em todos os estudos que você realize procure não deixar-se abater pelos obstáculos e ensoberbecer-se pelos triunfos"
                                     (Silvio Pellico (1789–1854)

"Não tente se tornar um homem de sucesso, mas sim um homem de valor"
                                     (Albert Einstein (1879-1955)

"A paz é filha do amor e fruto da justiça"
                                     (Papa João XXIII (1881-1963)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A outra face


A vida, no mundo dominado pela “era digital”, oferece infinitas possibilidades facilitando muito a nossa rotina. Mas, às vezes, provoca também o distanciamento entre as pessoas. Contrariando o projeto de Deus, muitos vivem isolados, sem participar da comunidade. Fazem tudo objetivando a própria comodidade sem priorizar ética, valores, regras de convivência. Correm o risco de colocar o egoísmo como personagem principal da história da vida e deixar esquecido alguém indispensável, merecedor de honras e pompas, pois sem ele não somos nada: o “outro”.
Desde o amanhecer da existência, antes mesmo de nascer, o ser humano é dependente de outro. Nascer, crescer, viver e conviver, são ações que exigem ajuda, companhia, mestres. Às vezes fico divagando sobre essa dependência em que vivemos. Em tudo e para tudo, muitas vezes inconscientemente, há sempre mais de um envolvido. Como exemplo, o pãozinho de sal. Esse componente básico, que ajuda a compor a maioria das mesas para o café da manhã, não foi parar ali sozinho. Pensemos bem, desde o início, no plantio do trigo, matéria-prima para se fazer o pão. Nem dá para estimar quantas pessoas foram envolvidas nesse processo. Plantio, colheita, beneficiamento, transporte, demais ingredientes, fabricação, vendas... é um longo caminho até chegar ao destino proposto. Por essa insignificante amostra podemos imaginar o imensurável número de pessoas que participam de cada minuto do nosso cotidiano. Imagine pela vida afora! Isso tudo, englobando apenas o lado material da vida. Nas dimensões psicológicas e espirituais precisamos igualmente de muita ajuda.
                Ao longo da vida, dure a medida que for, estamos sempre à procura de alguém que preencha  nossas lacunas, sossegue os anseios, complete os vazios. Aquele ser que nasce tão indefeso e que precisa de proteção integral vai, aos poucos e com o auxílio de muitos, amadurecendo, aprendendo uma infinidade de coisas, transformando-se com o passar do tempo, mas nunca se torna um ser acabado, pronto, definitivo. Por isso a dependência nos acompanha até o último momento.
                Com essa certeza, precisamos, mais do que nunca, procurar entender o verdadeiro lugar que o “outro” representa em nossa vida. Ele é a garantia de sobrevivência; é presença nos momentos de solidão; é companhia para falar, ouvir, cantar, chorar, silenciar; é quem nos faz perceber os erros, aprender a pedir perdão, repensar atitudes. Em alguns momentos podemos nos deparar com a presença de outra face que, por algum motivo, não nos seja muito bem quista. Porém, essa também é importante e merece nosso respeito. Observando-a podemos identificar características e valores com os quais não concordamos e refletir sobre a possibilidade de também nós os possuirmos. Serve como ponto de partida para uma mudança de postura e de atitude.
                Ao mesmo tempo, repensemos o quanto o outro precisa de nós. Somos importantes para muitas pessoas, necessários para algumas, imprescindíveis para outras. Uma simples palavra, pronunciada inconscientemente, pode influenciar bastante quem conosco convive. Pode enaltecer ou prejudicar e até destruir a vida de alguém. Portanto, é necessário pensar bem antes de agir e falar com ou sobre alguém. Ali está o outro, que também é dependente, precisa de ajuda para sobreviver, de presença para conviver, de companhia para suportar os reveses da vida.
                Assim sendo, por mais que nos pareça difícil a arte de bem viver, precisamos nos conscientizar sobre sua importância na busca por uma convivência justa e saudável. Carecemos entender que sozinhos não temos nenhuma chance de alcançar a tão sonhada felicidade. Nosso sucesso depende da capacidade de viver em união com as outras pessoas, de dar as mãos formando uma só corrente de harmonia e amor forte o suficiente para derrubar as barreiras do preconceito, da discriminação, da indiferença e do desamor.  
Luisa Garbazza
20 de agosto de 2012

Crônica originalmente publicada no jornal "Paróquia" 
 Paróquia N. S. Do Bom Despacho

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Bíblia – revelação de Deus



“A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo.”
Setembro é o mês da Bíblia.
Esse livro milenar nos apresenta o caminho do povo de Deus desde a criação; a vinda e os ensinamentos de Jesus; a formação dos primeiros cristãos. É através dela que Deus nos fala. O conhecimento da história bíblica e dos valores por ela propostos é de fundamental importância na vida da Igreja e em sua missão salvífica.
            A Igreja instituiu o mês da Bíblia, em 1971, para instruir os fiéis sobre o real significado da Palavra de Deus e da necessidade de torná-la mais próxima do povo.
Após essa data, a cada ano, é proposto um livro da Bíblia – ou parte dele – para ser estudado e refletido. A Igreja toda, através de suas pastorais, comunidades, grupos de oração, catequese, fica envolvida nessa tarefa de melhor conhecer e viver a mensagem bíblica.
Em 2012, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos propõe um estudo mais aprofundado do Evangelho de São Marcos. O tema escolhido é: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de São Marcos”. E o lema: “Coragem! Levanta-te! Ele te chama!” (Mc 10,49). Essas palavras foram ditas ao cego Bartimeu um pouco antes de sua cura. Jesus o chamou e abriu-lhe os olhos para melhor conhecê-lo e seguir seus ensinamentos dizendo: “Vai, a tua fé te salvou”.
São Marcos nos mostra como é importante o nosso encontro com Jesus. Cada um de nós é convidado a ser um discípulo do Mestre. É Jesus mesmo que nos convida: “Coragem! Levanta!” Ele nos chama para sairmos do comodismo e cumprirmos a missão de torná-lo conhecido e vivermos, de fora plena, os valores e a comunhão fraterna pregados por Ele.
Jesus continua nos chamando todos os dias. Cabe a nós definir a melhor maneira de descobrir o que Ele tem para nos revelar através da Bíblia e, em especial, do Evangelho de São Marcos. Como vamos viver esse período? O que faremos para avivar nosso conhecimento bíblico e exaltar a figura de Cristo como “caminho, verdade e vida”? Só o Senhor Jesus tem palavras de vida eterna. E é isso o que queremos.
Portanto, durante todo o ano, mas de forma especial no mês de setembro, precisamos intensificar a prática da leitura e reflexão dos textos bíblicos. Na Bíblia encontramos os caminhos que nos levam ao Pai e a melhor maneira de trilhá-los, pois a palavra de Deus “é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos”. E só conseguiremos vencer essa caminhada com amor, perseverança e muita fé.
Luisa Garbazza

sábado, 1 de setembro de 2012

Vida

Às vezes passamos por certas experiências, ora tristes, ora trágicas, que nos levam a pensar na efemeridade de nossa existência. Nós, seres humanos, somos tão impotentes diante da vida! Um acidente, uma doença, idade avançada, e já não somos donos de nós mesmos. Por várias vezes sentimos a vida por um fio, incapazes de reverter a situação.
Todos nós começamos a vida com tanta esperança, com tanta vontade de crescer um pouco a cada dia, dominar, vencer, amar...
Ver tudo isso ruir não é nada fácil.
O que sobra? São as coisas boas que fizemos, a caridade, o amor, a fé.
Uma experiência dessas inspirou-me a rabiscar um poema:

          Vida

          Vida
          Dom recebido na gratuidade
          Todo instante um crescimento
          Cada época um aprendizado.

          Vida
          Ânsia por uma totalidade
          Turbilhão de sentimento
          Por um futuro tão esperado.

          Vida
          Volta para a realidade
          Muito cai no esquecimento
          E nem tudo foi realizado.

          Vida
          Que se esvai rumo à eternidade
          Busca por merecimento
          Em todo e cada bem praticado.
Luisa Garbazza
1º de setembro de 2012