quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Em busca da santidade


            Todos nós, como filhos e filhas de Deus, somos convidados à santidade. Para isso, basta uma vida plena em que os mandamentos de Deus são colocados em primeiro plano. Jesus veio ao mundo para que todos tenham vida plenamente. É Ele quem afirma no Sermão da Montanha: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Para esses, Ele prometeu a vida eterna. Por causa dessa promessa, São Paulo, na segunda carta aos Coríntios, nos aconselha: “Purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”. Por isso, nós cristãos estamos sempre procurando o melhor caminho para nos tornarmos “dignos das promessas de Cristo”.
            Em busca da santidade estão aqueles que abdicam suas vidas para levar a palavra de Deus a todas as pessoas. Estão sempre a serviço do Reino. Muitas vezes em terras distantes, enfrentando barreiras e situações adversas, vão “avançando para águas mais profundas” com o intuito de espalhar a boa-nova do Messias, o filho de Deus. São representantes de Jesus aqui na terra. O trabalho que realizam, a vivência na fé, o exemplo, os ensinamentos e a constância na vocação são importantes para a evangelização de muitos e a perseverança de todos os cristãos.
            Nesse mesmo caminho estão as pessoas que, firmes na fé, sentem a necessidade de se colocar a serviço do irmão. São leigos e leigas que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. Vivem em conformidade com os ensinamentos do Pai Celeste e reservam uma parte do seu tempo para se dedicar ao trabalho comunitário nas pastorais, nos movimentos e serviços da Igreja, no voluntariado. Também enfrentam barreiras, desânimos, cansaço, mas sempre encontram forças para continuar nesse caminho árduo para a eternidade. Não é fácil, mas é o único que leva a Deus.
            Com esse mesmo objetivo vivem os “jovens de Cristo”. São adolescentes, rapazes e moças que, atraídos pelo ideal cristão, agrupam-se para melhor viver a fé e a obediência. Apaixonados por Jesus, procuram “viver como Jesus viveu” e propagar o amor fraterno, a solidariedade, a castidade, o louvor e a pertença total a Deus. Nesse mundo tão violento e erotizado, esbarram em mil obstáculos que vêm de encontro a esse ideal tão bonito que é seguir os passos do Mestre. São merecedores de admiração e de muita intercessão. Tomara aumente cada vez mais o número de jovens que abandonam a superficialidade de uma vida vazia para preencher essas lacunas com muito amor e fé.
            Em busca da santidade estão os que, a despeito de todo conhecimento, despem-se da vaidade e conseguem deixar que prevaleça o amor e a caridade. São homens e mulheres de muita sabedoria e desprendimento. São cristãos autênticos que não se entregam ao poder e à fama. Acumulam saberes, mas não se sentem em um pedestal, inatingíveis, intocáveis. Têm humildade bastante para utilizar o estudo e a experiência adquirida em prol dos mais necessitados. Apresentam-se em condições de igualdade e vão ao encontro do próximo e das suas misérias. Pois, como bem o disse Santo Tomás de Aquino, "A santidade não consiste em saber muito, meditar muito, pensar muito. O grande mistério da santidade é amar muito."
            A caminho da santidade estão todos os que sofrem: pais sendo maltratados pelos filhos; filhos crescendo sem amor, carinho e educação na fé; enfermos vivendo isolados, sem assistência, sem esperança; jovens que se perderam no caminho das perversidades. – O sofrimento muitas vezes provoca certa letargia e afasta as pessoas da Igreja, da vida de oração e, consequentemente, de Deus. – São filhos de Deus e merecem compreensão. Precisam de apoio, de amor, de carinho.
Necessitam de ajuda para voltarem ao caminho da santidade, os que seguem pelas veredas escuras da vida. Pessoas aparentemente sem compaixão que provocam a dor de muitos. Praticam atos inconsequentes sem tomar conhecimento de que estão ferindo o próximo. Esses também são merecedores do amor divino. A qualquer momento podem se arrepender e voltar para o caminho reto, pois o nosso é o Deus do perdão.
            Deste modo, em nossa existência terrena, todos temos a oportunidade de caminhar em busca da santificação. Ninguém é perfeito como “nosso Pai celeste é perfeito”, mas é possível, dia a dia, viver respeitando os preceitos divinos e ficar cada vez mais próximos do ideal proposto pelo próprio Pai do céu e nos encontrarmos com Ele na glória celeste.
Luisa Garbazza

Publicado no jornal "Paróquia" da Paróquia Nossa Senhora de Bom Despacho
Novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário