segunda-feira, 7 de março de 2022

Vivência Cristã

 


Irmãos e irmãs em Cristo, formamos uma só família e somos convidados a viver em comunidade. Uma comunidade cristã, em que a ajuda mútua e o respeito ao semelhante tornam-se ações prioritárias e urgentes. No intuito de estreitar nossos laços, a diocese de Luz, como fruto de sua 4ª Assembleia Diocesana de Evangelização, acontecida em dezembro de 2019, vem nos conclamar a ESCUTAR, com mais ardor, a Palavra de Deus e a aceitar nossa missão no processo de evangelização nossa e de nossos irmãos.

Nesse caminho de vivência cristã, tentando nos aproximar do Evangelho, somos convidados a nos reunir para meditar os encontros de Jesus, relatados na Sagrada Escritura, e partir para o encontro com os irmãos. Essa é nossa missão. Essa é a missão de cada filho de Deus: caminhar, saber do outro, de suas necessidades, de suas angústias e oferecer ajuda.

Quando paramos para refletir e nos deparamos com a bondade demonstrada por Jesus, nos relatos de sua vida terrena, temos a capacidade de nos convencer de que, para chegar a Ele, precisamos seguir suas pegadas. E ainda somos capazes de escutar seu chamado: “Vem e segue-me!” (Mt 19,21), “Vai, e faze tu o mesmo.” (Lc 10,37).

Ao encontro da 4ª Assembleia Diocesana de Evangelização, que nos convida a encontrar Jesus, através da Palavra, e anunciá-lo, temos a Campanha da Fraternidade 2022, que nos chama a “falar com sabedoria e ensinar com amor”. E nos sugere, a partir do cartaz motivacional, que nos apresenta Jesus acolhendo a mulher pecadora, aprender com Ele a acolher o outro com amor.

 Prática da fraternidade

Para falar com sabedoria, precisamos nos preparar, de corpo e alma, e deixar que o Espírito Santo aja em nós; precisamos abrir os olhos da fé para enxergarmos o “Caminho”; precisamos escutar com os ouvidos e com o coração. Assim, imbuídos do espírito de fraternidade e convictos de nossa missão, estaremos menos indignos de falar em nome de Jesus.

Para falar com sabedoria, é preciso ser instrumento nas mãos de Deus. A conversa precisa ser de coração para coração. Para isso, precisamos abastecer nosso coração, deixar Jesus entrar através de seus ensinamentos. A cada encontro de Jesus, ele falava, escutava, perdoava, ensinava e amava. Amava o pobre, o aleijado, o cego, a viúva, a pecadora e os exortava a viver uma vida nova. E era assim que se sentiam: novas criaturas. Também nós somos convidados a nos encontrarmos com Jesus e a nos deixarmos tocar por seu amor. Como novas criaturas, precisamos deixar o amor por Jesus transbordar em nós e chegar ao irmão.

Sabemos que essa não é uma missão fácil, leva tempo, estudo, escuta e ação. No entanto estamos entrando no tempo quaresmal. Tempo de conversão, mudança de vida. Ótima oportunidade para colocar em prática esse exercício de proximidade: com Jesus, com a Igreja, com o irmão. Ir ao encontro do outro, falar-lhe com ternura e ouvi-lo com amor. Assim estaremos contribuindo para a transformação do mundo a nossa volta, mesmo que seja em pequenas doses.

Caminhemos juntos, irmãos e irmãs. Deixemo-nos envolver pela bela proposta da 4ª Assembleia Diocesana de Evangelização e acolhamos a pedagogia da sabedoria e do amor proposta pela Campanha da Fraternidade 2022. Falemos, pois, com sabedoria; eduquemos com amor. Mesmo que isso exija de nós mais esforço e dedicação. Assim estaremos acolhendo também a pedagogia do Servo de Deus Padre Júlio Maria De Lombaerde em sua prática do amor e sacrifício.

luisagarbazza@hotmail.com

Luisa Garbazza

Março de 2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário