quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Cartrovas


 

1ª Cartrova

De: Dante

Para: Beatrice

 

 Beatrice, doce amada,

minh’alma, meu coração,

cada dia me embriaga

de sonho, vida, paixão.

 

 Nossa efêmera história

cravou em mim seu sorriso,

nesta vida transitória,

vislumbre do paraíso.

 

Sabê-la assim, tão distante,

faz de mim um ser inglório,

sem razão, fé inconstante,

vivendo meu purgatório.

 

No peito, saudade e dor

conturbando minha essência:

lembranças do nosso amor

no inferno da sua ausência.

 

                    Luisa Garbazza

 

  2ª Cartrova

De: Beatrice

Para: Dante

 

Oh! Dante! Meu doce amante!

Minh’alma difunde amor.

Meu coração ofegante,

busca, em vão, vosso calor.

 

Foi sublime nossa história;

nossos encontros, perfeitos.

Tudo foi digno de glória,

mas, num segundo, desfeito.

 

Dante, dono dos meus sonhos,

dos meus desejos proibidos,

hoje sou um ser tristonho;

e meus beijos, reprimidos.

 

 Ofertei-vos minha vida;

levastes todo meu riso.

A viver tão deprimida,

eu prefiro o paraíso.

 

                                         Luisa Garbazza

 

  I CONCURSO ESTADUAL DE CARTROVAS DA UBT – SEÇÃO CAXIAS DO SUL

     A União Brasileira de trovadores, Seção Caxias do Sul, em vista do aniversário dos 700 anos de morte do grande poeta italiano Dante Alighieri, lança o Concurso Estadual de  “poema Cartrova”.

4 comentários:

  1. Muito linda sua carroça como sempre! Orgulho de ser sua conterrânea! BD toda deve se orgulhar ou deveria... Orgulho sadio, tipo gratidão. Para meu coração é o primeiro lugar! Parabéns por seus avanços! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O melhor reconhecimento é o dos amigos: amigos como você.
    Abraços de poesia, querida amiga.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa, Luísa! Eu não percebi a ação do "corretor" com a palavra cartrova ... Uai!?
    Que seu coração tenha entendido!

    ResponderExcluir