quinta-feira, 15 de março de 2018

Vida nova em Cristo


Estamos vivendo, mais uma vez, o período da Quaresma. Para nós, cristãos católicos, esse é um tempo de reflexão, silêncio e oração. Tempo de entrarmos em sintonia com Deus e lembrarmos nossa condição de míseros mortais. Momento de lembrarmos o sofrimento de Jesus e o propósito que o levou a suportar suas dores e sua cruz: a salvação da humanidade.
Revivendo os momentos da paixão e morte de Cristo, não nos esqueçamos da agonia de tantos irmãos e irmãs nossos que sofrem, vítimas de toda espécie de violência: o preconceito, a discriminação, a luta de classes, a dificuldade de conviver com o diferente, o descaso com as mulheres, crianças e idosos e, de forma mais sangrenta e cruel, os milhares que sofrem os horrores da guerra alheia.
Com o coração apertado, ao perceber tanta violência, juntamos as dores do mundo ao calvário de Jesus. E assim, vamos nos aproximando da Semana Santa. Reviver os passos de Jesus e tudo o que sofreu por nós é muito doloroso. São marcas da injustiça, da maldade humana, da violência, do egoísmo e da ganância pelo poder.
O que há de bom em tudo isso? A alegria de saber que tudo culmina com a glória de Jesus na Páscoa da Ressurreição: tempo de alegria por saber que Cristo vive, que continua perto de seu povo sempre e sempre, conforme Ele mesmo prometeu naquele dia.
Sabendo que a Páscoa é, para nós cristãos, o anúncio de uma nova vida, e que Deus é misericordioso, é isso que queremos pedir a Ele, através do mestre Jesus: vida nova e muita luz na face da terra. Para isso, pedimos:
Vinde, senhor! Renascei no coração de cada ser humano, filhos vossos. Tornai-nos mais sensíveis ao sofrimento e às necessidades de cada irmão. Ajudai-nos a olhar com bondade para a criança indefesa, para as pessoas com dificuldade na caminhada, para o que está triste e deprimido, para os velhinhos que já não conseguem mais pensar e agir por si próprios. Tocai o coração dos que estão no poder e dai-lhes discernimento para perceber os horrores dessa guerra absurda que destrói sem piedade e dizima milhares de inocentes. Fazei, Senhor, com que enxerguemos uns aos outros realmente como imagem e semelhança vossa, afinal somos todos irmãos. Com todos esses propósitos, lembrando suas palavras quando apareceu aos discípulos, pedimos de todo coração: Dai-nos, Senhor, a vossa paz. E que possamos desejar e transmitir essa paz a todos os povos. Amém.
Luisa Garbazza

***

A você, querido leitor, querida leitora, com a alegria de Jesus ressuscitado, quero desejar uma feliz vida nova.
Feliz Páscoa!

Informativo Igreja Viva
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Março de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário