domingo, 11 de fevereiro de 2018

Presença de Deus



Nós, seres humanos, somos muito apegados às coisas concretas. Muitas vezes, sentimos dificuldades em entender e aceitar os mistérios de Deus. Somos todos um pouco “Tomé”: queremos ver, tocar, sentir. Por isso a caminhada de fé é feita aos poucos, sem pressa, de acordo com o amadurecimento de cada um.
Nesse intuito, a Igreja católica celebra os “Sete Sacramentos”, sete sinais sagrados instituídos por Jesus para salvar o homem: Batismo, Eucaristia, Penitência, Crisma, Matrimônio, Ordem, Unção dos Enfermos. Desde que nascemos, até nossa despedida deste mundo, estamos recebendo os sacramentos para fortalecer nossa fé e sentir a presença de Deus, mais concretamente, em nossa vida.
Além desses sete sinais sagrados, a Igreja Católica instituiu os “sacramentais”, que são caminhos que conduzem à graça de Deus – por exemplo a água benta, diversas bênçãos, velas – ajudando a santificar as diferentes circunstâncias da vida. Eles despertam nos cristãos sentimentos de amor e fé.
Um desses sacramentais é a imposição das cinzas na Quarta-feira de Cinzas. Nesse dia, durante a Celebração Eucarística, o padre sinaliza a fronte de cada fiel com cinzas – provenientes da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior –  umedecidas de água benta, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás.” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho.”.
Esse é um dia de chamada à conversão. Somos convidados a recordar o quão a vida é frágil e passageira. Somos chamados a uma mudança de vida mais profunda, pautada nos ensinamentos de Jesus através dos Evangelhos. A Igreja aconselha também que façamos jejum e não comamos carne, com o propósito de tomar parte do sacrifício de Jesus.
         Peçamos ao Espírito Santo que nos envie o dom do entendimento, para que possamos entender melhor os sacramentos e os sacramentais da Igreja. Assim podemos ver crescer, cada vez mais, nossa fé nesse Deus todo-poderoso e a amar mais a Igreja instituída por seu filho Jesus. É aí também que encontraremos forças para viver o dia a dia, a despeito das adversidades, e a amar o nosso semelhante como Jesus nos ensinou.
Aproveitemos a Quarta-feira de Cinzas que se aproxima e façamos essa experiência de fé com mais consciência e, consequentemente, mais significado.
Luisa Garbazza

Publicação do Informativo Igreja Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário