quinta-feira, 13 de julho de 2017

Celebrar o padroeiro



A caminhada do cristão precisa ser feita em linha reta, com um único objetivo: a santidade. Nessa busca incansável, Deus – uno e trino – é nosso ideal maior. Mas Ele não é egoísta: reconhece o esforço desmedido de alguns de seus filhos e filhas e a eles concede a graça de ajudá-Lo na tarefa de santificar o mundo. E a Igreja os torna santos. Na caminhada da Igreja, os santos de maior devoção são escolhidos como padroeiros. Aqui em nossa paróquia, estamos muito bem protegidos por Nossa Senhora: padroeira da América Latina – Nossa Senhora de Guadalupe –; padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida –; padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da piedade –; padroeira da paróquia – Nossa Senhora do Rosário. E ainda temos a força e a proteção dos santos padroeiros das comunidades de fé: Nossa Senhora do Rosário, Santa Ângela, São João Batista, São Judas Tadeu, Jesus Misericordioso, São Pedro e São Paulo, São Bento, Imaculado Coração de Maria. Assim, com o exemplo de força desses homens e mulheres de Deus, temos a oportunidade de dar passos mais equilibrados.
Muito sublime e carregado de significado é a comemoração do santo padroeiro em cada comunidade. Ano após ano, a comunidade se organiza, se reúne e se prepara para festejar, com fé e simplicidade, conforme nos ensinou Jesus, o dia daquele ou daquela que nos protege. Nesses momentos de oração e confraternização, percebemos a boa vontade e a convivência fraterna entre os moradores da comunidade e os que vêm de mais longe.
A Comunidade São João Batista sempre prepara a festa do padroeiro com muita dedicação. É fácil perceber a habilidade e a dedicação gratuita na ornamentação do lugar: bandeirinhas e enfeites coloridos anunciam o dia de oração e alegria. Em 2017 não havia de ser diferente: tudo muito bem organizado, boa acolhida. A participação das pessoas foi crescendo durante o tríduo.
No sábado, Dia de São João, o espaço celebrativo estava repleto de fiéis, rezando, louvando e agradecendo a Deus por tantos benefícios concedidos. A Santa Missa, celebrada pelo Padre Cristiano, foi um momento de muito crescimento na fé. Com seu entusiasmo e sua voz forte, conduziu-nos a meditar sobre o exemplo de vida do padroeiro, exemplo digno de ser imitado: simplicidade absoluta, fé em Deus e coragem para anunciar o nome de Jesus. Também chamou a atenção de todos para o aspecto festivo do dia. São João trouxe alegria para o povo de Deus: alegria pela chegada do Salvador. E trás alegria para nós também. Por isso as cores da festa, as bandeirinhas, os cantos, a fogueira, a bandeira hasteada em nome do santo.
A celebração seguiu animada, com o povo rezando e cantando. No abraço da paz, a certeza de que somos todos irmãos. No “Viva São João Batista”, a alegria de quem acredita. Mas no momento em que o Padre Cristiano pediu que cada um fizesse a sua oração pessoal, o silêncio se fez. Por alguns instantes, cada um imerso em seus próprios pensamentos, não se ouvia nem o barulho do vento, mas podia se ouvir o grito de Deus sussurrando no coração de cada homem e mulher, seus filhos e filhas. Com certeza, a voz de Deus soou diferente para cada pessoa ali presente. "A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum." (I Cor 12,7).

Luisa Garbazza

Publicação do Informativo Igreja Viva
Paróquia N. Sra. do Rosário
Julho de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário