terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

“Ano da Graça” na Diocese de Luz



           O Ano da Graça sempre fez parte da história do povo de Deus. Em cada tempo com um objetivo e uma proporção distinta, porém com um ponto em comum: "Em tudo dar graças a Deus".
            A ação de graças deve ser uma conduta permanente de todos nós, cristãos. É ela que alimenta e fortalece nossa esperança diante das adversidades da vida. Através dela, tomamos consciência de que o fruto de tudo o que fazemos é obra o Espírito Santo que age em nós.
            Com início no primeiro domingo do Advento de 2013, nosso bispo diocesano, Dom Félix, convoca a todos nós, dessa Igreja Particular de Luz, para o "Ano da Graça". O propósito é que seja um tempo oportuno para a fraternidade, tanto familiar quanto na Igreja e na sociedade. Tempo para que possamos refletir sobre a caminhada pastoral na diocese e na paróquia e perceber a misericórdia de Deus em tudo que foi construído.
            Será, também, ocasião de reunir todos os fiéis leigos que participam de pastorais para encontros de formação, retiros espirituais e momentos de oração, principalmente nas comunidades, para fortalecimento na fé e na graça de Deus. É importante procurar os que não participam ou estão afastados: levar a Igreja aos que não vêm a ela.
            Vamos aproveitar este ano, para rever o que foi proposto nas três Assembleias Diocesanas de Pastoral e o que foi feito a partir delas.
            A primeira, em 2000, com o lema: "Queremos ser uma Igreja mais humana e participativa.", levou-nos a refletir que "Sozinho e isolado, ninguém é capaz".
            A segunda, em 2004, reforçou nossa missão de evangelizadores  e refletiu sobre o lema "Queremos ser uma Igreja que forma o povo de Deus, renova a Comunidade e transforma a Sociedade".
            Com o lema: "Somos Igreja, Comunidades de Discípulos em Missão", a  terceira assembleia, em 2009, veio despertar os fiéis para a missão, unindo as comunidades.
            Agora, o importante é percebermos de que a Igreja somos nós. E a Igreja precisa de nós. Todos. Cada um com seu dom, no entanto, com igualdade de valor. Não importa o serviço prestado. Tem mais valor aquele que é feito de graça, com alegria no coração, respeito pelo próximo e a consciência de que tudo deve ser feito em nome de Deus.
            Durante o Advento, ouvimos a voz do profeta Isaías convidando-nos a deixarmo-nos guiar pela luz do Senhor que se aproxima. Ouvimos, também, a voz de Jesus dizendo para ficarmos atentos, pois não sabemos em que dia o Senhor virá. E hoje somos convidados, de forma especial, a vivermos durante um ano, um tempo forte de encontro e partilha. Tempo para celebrar e confraternizar. Tempo de parada para reflexão, para repensarmos nossa caminhada de fé na família, na comunidade, na Igreja e na sociedade.
            O Ano da Graça deve ser vivenciado por todos nós, pois somos todos responsáveis pelo crescimento da ação pastoral da Igreja. Para isso, aprendamos com São Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses, em que nos ensina que nossas comunidades devem ser alicerçadas na fé e estar sempre preparadas para os desafios, sendo vigilantes, tendo apreço pelas lideranças locais, sendo sempre alegres, rezando e dando ação de graças a Deus em tudo. A ação de graças nos desperta para acolher o mistério da presença de Deus em nossa vida. Ela nos alimenta e fortalece a nossa esperança.
            Aceitemos esse convite. Assim poderemos formar, juntos, a "Igreja Viva, que caminha para o Reino do Senhor."

Luisa Garbazza
Fevereiro de 2014

Publicação do Informativo Igreja Viva - Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário