segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ano da Fé / Ano da Graça

Mensagem para a Missa de encerramento do Ano da Fé

Neste dia em que professamos nossa fé, proclamando Cristo como Rei e celebramos também o encerramento do “Ano da Fé”, é prudente que não deixemos por isso mesmo, como um assunto encerrado. Precisamos aprender a fazer de cada dia, de maneira individual e profunda, o “Dia da Fé”.
            Aprender a renovar, cada vez mais, nossa crença na existência de “Deus, Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra". Um Deus que se faz presente em cada detalhe, ínfimo que seja, de tudo que existe: na mãe natureza, no coração das pessoas, nos olhos inocentes das crianças, na brisa leve, suave, na Igreja, na generosidade do ministério sacerdotal, no trabalho de tantos cristãos leigos.
          Do mesmo modo, onde estiverem jovens lutando por um mundo mais justo, saindo em missão para levar alento e pão aos mais necessitados – seguindo o exemplo de São Francisco de Assis e tantos outros –, vivendo os valores pregados pelo evangelho, acreditando que vale a pena viver na fraternidade e na santidade, ali está Deus.
Por tudo que vemos e por tantas outras evidências, resta-nos acreditar na presença de um Pai-Criador que deu vida a todas as criaturas. Um Pai que nos deu seu filho, Jesus Cristo, como modelo de vida e obediência. Um Ser Supremo digno de glória e louvor.
Como disse o Papa Francisco, “Quando a luminosidade da fé se apaga, todas as outras luzes acabam por perder o seu vigor. Então, peçamos a Deus que nos abençoe e nos proporcione, sempre mais, a graça da fé, principalmente naqueles momentos de angústia e de dor, para que nossa luminosidade permaneça, frutifique e nos leve a lutar por uma cultura de paz, de amor, de vida plena com a graça de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo. Amém.
Luisa Garbazza
24 de novembro de 2013

Mensagem lida no final da Missa das 19 horas na Igreja Matriz de 
Nossa Senhora do Bom Despacho


Mensagem para a Missa de abertura do “Ano da Graça” na Diocese de Luz

Durante essa Liturgia, ouvimos a voz do profeta Isaías convidando-nos a deixarmo-nos guiar pela luz do Senhor que se aproxima. Ouvimos, também, a voz de Jesus dizendo para ficarmos atentos, pois não sabemos em que dia o Senhor virá. E hoje somos convidados, de forma especial, a vivermos durante um ano, um tempo forte de encontro e partilha. Tempo para celebrar e confraternizar. Tempo de parada para reflexão, para repensarmos nossa caminhada de fé na família, na comunidade, na Igreja e na sociedade.
O Ano da Graça deve ser vivenciado por todos nós, pois somos todos responsáveis pelo crescimento da ação pastoral da Igreja. Para isso, aprendamos com São Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses, em que nos ensina que nossas comunidades devem ser alicerçadas na fé e estar sempre preparadas para os desafios, sendo vigilantes, tendo apreço pelas lideranças locais, sendo sempre alegres, rezando e dando ação de graças a Deus em tudo. A ação de graças nos desperta para acolher o mistério da presença de Deus em nossa vida. Ela nos alimenta e fortalece a nossa esperança.
            Estejamos em sintonia com a Igreja e perseverantes nesta caminhada que ora se inicia, refletindo sobre as palavras de Dom Hélder Câmara, arcebispo brasileiro reconhecido no mundo inteiro por sua atividade política, social e religiosa: “É graça divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca.”
          Aceitemos esse convite.
Assim poderemos formar, juntos, a Igreja Viva, que caminha para o Reino do Senhor.
Luisa Garbazza
2 de dezembro de 2013

Mensagem lida no final da Missa das 19 horas na Igreja Matriz de 
Nossa Senhora do Bom Despacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário