terça-feira, 15 de novembro de 2016

Um só caminho

Novembro de 2016. Como o tempo passa rápido!
Aproxima-se o final de mais um ano litúrgico. Outro círculo vai se fechando.
Agora é o momento de fazer um balanço de tudo que vivemos durante este ano. Ver o que foi bom e o que podemos melhorar. Colocar diante do Pai todas as obras que conseguimos fazer em prol de nós mesmos, da família, da comunidade, do irmão. Também aquelas que, por um motivo ou outro, não conseguimos realizar. Enumerar as maravilhas que o Criador fez em nossa vida e por elas dar graças. E comprovar, mais uma vez, a bondade e a misericórdia de Deus para conosco.
No final do Ano Litúrgico, também encerramos o Ano da Misericórdia. Deste também devemos fazer uma retomada. Quantas coisas vivemos para que acreditemos, com mais confiança, na profunda misericórdia de Deus! Foram vários os momentos de espiritualidade e comunhão entre os fiéis, que se reúnem em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, desde a abertura da Porta Santa, em Roma, dia oito de dezembro de 2015. Em nossa forania, estamos em maior sintonia com a misericórdia de Deus desde o dia vinte de dezembro de 2015, quando a referida porta foi aberta em Santo Antônio do Monte.
Em nossa paróquia, tivemos a oportunidade de passar pela Porta da Misericórdia em vários momentos, por concessão do Bispo Dom José Aristeu. A mais significativa delas, vivemos no mês de maio, por ocasião da Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Bom Despacho. A Porta Santa, cuidadosamente preparada, abriu-se para a passagem do povo de Deus, que orava, cantava, pedia misericórdia. Foram momentos de muita alegria, vividos na espiritualidade e na certeza de que Deus estava recebendo nossas orações e nosso desejo de perdão e indulgência, para continuarmos nossa caminhada de cristãos, rumo à morada celeste.
No mês de agosto, tivemos a Porta Santa na festa de Santa Rosa de Lima, no Engenho do Ribeiro. Festa bonita, realizada com carinho e esmero pelos moradores daquela comunidade.
Em setembro, tivemos o privilégio da Porta Santa da Misericórdia na Capela do Senhor Bom Jesus da Cruz do Monte, por ocasião da Semana da Santa Cruz. Durante toda a semana – que começou com a abertura da porta no domingo, dia 11, passou pela Exaltação da Santa Cruz, dia 14, e encerrou-se no sábado, dia 17 – tivemos a oportunidade de passar pela Porta Santa e pedir por nós mesmos e por nossos irmãos falecidos. Além disso, tivemos momentos de espiritualidade, de enriquecimento cultural e de comunhão fraterna.
Agora, quase encerrando o Ano da Misericórdia, é tempo de ação de graças. Graças a Deus pelos momentos vividos, durante este ano, por amor a Ele e à sua Igreja; por amor aos irmãos e irmãs em Cristo; pela confiança em sua presença no meio de nós.
Obrigada, Senhor, pela Igreja Católica que, conduzida pelo Papa Francisco, nos ajuda a viver nossa fé. Pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, onde temos a oportunidade de trabalhar pela construção de um mundo mais justo e fraterno. Por nosso pároco, Padre Mundinho, que tão bem conduz as atividades em nossa paróquia. Pelo Padre Antônio Otaviano, Padre Rogério e Padre Jayme, que, como operários do Senhor, também ajudam a conduzir o povo de Deus. Pelo Padre Robson e Padre Pedro, que muito fizeram por nossa paróquia e por toda a cidade.
Obrigada também por todos nós, filhos e filhas de Deus, que estamos nesta caminhada, buscando a glória eterna, errando e acertando, mas sempre com o pensamento firme e a certeza de que o caminho é um só: o caminho que nos leva a Deus, ensinado por Jesus Cristo.
Luisa Garbazza
Publicação do Jornal Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho
Novembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário