quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Beber da fonte

 


Outubro é mês missionário! Tempo forte para lembrarmos nossa missão de cristãos batizados: espalhar o Evangelho. Nós, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, temos o privilégio de pertencermos a uma paróquia missionária, fundada pelo Servo de Deus Padre Júlio Maria De Lombaerde. Esse santo homem, que por aqui passou, deixou suas pegadas, seu carisma, seu jeito eucarístico-mariano de ser, que continua por meio de seus discípulos, os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora.

Padre Júlio Maria fincou raízes em Manhumirim, onde deixou as marcas, profundas, do grande missionário que foi: um legado riquíssimo, que pode ser confirmado nas obras que construiu e na espiritualidade daquele povo. Por isso é tão significativo para nós, também paróquia sacramentina, visitar aquele lugar. Padre Antônio Otaviano,SDN, já por vários anos, organiza romarias para Manhumirim, a fim de que nosso povo possa conhecer um pouco das obras do Padre Júlio Maria e beber da fonte de sua espiritualidade. A peregrinação acontece por ocasião do Jubileu do Senhor Jesus. Em 2024, foi nos dias 12 a 15 de setembro.

Com seu jeito entusiasmado de ser, Padre Antônio nos conduziu por caminhos que nos propiciaram maior conhecimento da herança religiosa deixada pelo Padre Júlio Maria: visitamos o seminário, o Santuário do Bom Jesus, o mirante do Cristo e o local em que o Padre Júlio Maria sofreu o acidente que resultou na sua morte. Na capela do seminário, tivemos a presença do Frater Felipe Cunha, do Padre André, do Padre Heleno e do Padre Marcos para conversarem conosco e falarem um pouco da vida e obra do Padre Júlio Maria e do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Manhumirim.

Padre Júlio Maria, sacerdote belga que chegou ao Brasil em 1912, foi um homem santo, destemido, cheio de fé, preocupado com o povo em suas necessidades, missionário por excelência. Em Manhumirim, onde viveu por 16 anos e ali faleceu em 1944, construiu seminário, colégio, patronato, hospital, abrigo para idosos. Seu maior legado, porém, foi a espiritualidade. Fundou duas congregações religiosas: a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora e das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora. Por meio dessas congregações, ele nos deixou seu carisma missionário-eucarístico-mariano.

Agradeço ao Padre Antônio a oportunidade de mais essa experiência de fé. Beber da fonte é a melhor maneira de conservar viva nossa admiração por esse santo homem e nos esforçarmos para viver sua espiritualidade no dia a dia. Essa é nossa missão.

Luisa Garbazza

Publicação do Jornal Paróquia N. Sra. do Bom Despacho

Novembro - 2024