quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Homenagem ao Pe. Márcio

 


Um novo tempo

Queridos leitores, um novo ano abriu as portas para nós. Estamos ainda, como o antigo deus Jano, com um olhar para o que se foi e outro no vislumbre do que está apenas começando. Um olhar se enche de gratidão; o outro se abastece de fé. Vivemos um tempo de renovação, de encher o coração de esperança e acreditar que coisas boas hão de vir.

Para nós, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, esse olhar para o futuro está ofuscado pelas mudanças na Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. O olhar do passado contempla o padre Márcio; o outro, permanece na expectativa. Padre Márcio está se despedindo. Prepara-se para assumir outra paróquia. Dia quinze de janeiro, justamente quando faz cinco anos de sua chegada por estas terras, ele nos dará seu adeus e irá assumir outra paróquia nas longes terras do Mato Grosso.

Lembro-me bem de quando ele por aqui chegou. Cheia de expectativa, ouvi de alguém essas palavras: “Ninguém é perfeito. Nem os padres. Todos temos defeitos e qualidades. Aproveite o que ele tem de bom”. Então, quem soube aproveitar o que o padre Márcio tem de bom conviveu com alguém muito responsável. Um padre dedicado, comprometido, trabalhador. Alguém que se importa com o bem-estar das pessoas. Alguém que abraçou para si o dever de cuidar: das coisas, das pessoas, da casa comum.

A “cultura do cuidado”

Nesse dom de cuidar, principalmente dos mais idosos, sabemos o tempo que o padre Márcio dispensou no cuidado para com nossos sacerdotes “velhinhos”: padre Robson, padre Pedro e padre Jayme. Acompanhou-os, deu atenção e fez o que pôde para lhes proporcionar um pouco mais de conforto e dignidade nos últimos dias de vida. E quantos idosos receberam sua atenção! Uma visita, uma bênção, provisão de recursos para os acamados, o sacramento da confissão, uma celebração de ação de graças...

Não somente os idosos. Sem olhar as divisas paroquiais, assistiu todos os que requisitaram seu auxílio. O Flávio e eu tivemos esse privilégio. No início da pandemia, assustados, como tantas pessoas, ficamos um bom tempo enclausurados. Brincando que assumira o lugar do Matheus, as visitas do padre Márcio, sempre solícito para uma conversa ou alguma necessidade, foram um refrigério nos tempos difíceis.

Não posso me esquecer do cuidado e do empenho com que ele ajudou a preparar as ordenações do padre Douglas e do padre Matheus. Sou-lhe extremamente grata por sua abertura na ordenação do meu filho. Sua presença efetiva, o cuidado em preparar a Igreja Matriz providenciando os reparos necessários, troca do som e limpeza, o apoio que nos deu, sempre alegre e com solicitude, o acolhimento ao Matheus sempre que ele nos visita.

Também percebemos em nosso pároco o zelo para com os templos sagrados. Quantas construções e reformas tiveram andamento nestes cinco anos! E sua participação era ativa: não apenas mandar, mas também fazer.

Assim como eu, tenho certeza de que muitas famílias têm um testemunho dessa presença missionária, pela qual somos muito gratos. Então vem a despedida. Sabemos que ela é necessária. Padre Márcio vai levar “o que ele tem de bom” para ajudar outras pessoas. Tomara que ele seja bem recebido e possa dar vazão ao carisma sacramentino por onde passar.

Quanto a nós, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, resta-nos aguardar, encher o coração de esperança e receber o novo pároco com muita alegria.

E a você, querido leitor, o meu abraço e o desejo de um feliz ano novo, com a presença e a graça de Deus na vida de todos nós.

 luisagarbazza@hotmail.com

Publicação do Jornal PARÓQUIA N. Sra. do Bom Despacho

Janeiro de 2023

6 comentários:

  1. Que maravilha de texto! Gratidão Padre Márcio!

    ResponderExcluir
  2. A sensibilidade de Luísa neste texto evidencia o afeto que se estabeleceu em nossa Paroquia com o trabalho do Padre Márcio. Emocionada com a pedagogia do cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. O "cuidado" foi o maior legado do Pe. Márcio. Obrigada.

      Excluir
  3. Dia 15 de Janeiro de 2023 chegou.
    Gratidão ao Padre Márcio pelo sim de cada novo dia! Deus seja louvado por este viver para o irmão, como ELE confiou a seu coração sacerdotal! Que ELE renove suas forças para a nova missão!
    Gratidão, Luísa, por conseguir levar tantas almas dentro de Você e nos oferecer a possibilidade de falar em Você!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Chegou, Lúcia!
    Com o coração misto de tristeza, gratidão e esperança, vamos nos despedindo do Pe. Márcio.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir